[ARTIGO RETRATADO] A escrita de autoria feminina no Paraná:
Greta Benitez e a alquimia das letras
Resumo
Brasília, 22 de abril de 2014.
Este artigo foi retratado, a pedido da autora, devido a problemas de atribuição de autoria.
TEIXEIRA, Níncia Cecília Ribas Borges. A escrita de autoria feminina no Paraná: Greta Benitez e a alquimia das letras. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 32, p. 77-101, jul./dez. 2008.
Profª Drª Regina Dalcastagnè
editora
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BENITEZ, Greta. “Greta Benitez por mim mesma”. Disponível em: <http://www.geocities.com/gretabenitez/pormim.html>. Acesso em: 18 jun. 2006.
BUTLER, Judith. “Variações sobre sexo e gênero: Beauvoir, Wittig e Foucault”, em BENHABIB, S. e CORNELL, D. (orgs.). Variações sobre sexo e gênero. Trad. de Nathanael da Costa Caixeiro. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1990.
CIXOUS, Hélène. “Le rire de la méduse”, L’arc, n°. 61. Paris, 1975, p. 39-54.
COELHO, Mariana. A evolução do feminismo: subsídios para a sua história. 2ª ed. Org. por Zahidé L. Muzart. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2002.
COLASANTI, Marina. “Por que perguntam se existimos”, em Sharpe, Peggy (org.). Entre resistir e identificar-se. Florianópolis: Editora Mulheres, 1997.
ECO, Umberto. O signo. Lisboa: Presença, 1973.
FIORIN, José Luiz. F. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.
LAURETIS, Teresa de. “A tecnologia do gênero”, em Hollanda, Heloisa Buarque. Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. São Paulo: Rocco, 1994.
LÉVI-STRAUSS, Claude. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1976.
LOBO, Luiza. “A literatura de autoria feminina na América Latina”. Disponível em: <http://members.tripod.com/~lfilipe/LLobo.html>. Acesso em: 12 jun. 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1989.
OLIVEIRA, Márcia Maria Nóbrega de. “Sexualidade e corpo: uma abordagem a partir da autorepresentação das mulheres nos romances brasileiros contemporâneos”. Disponível na seção “Palavras”, em: <http://www.corpuscrisis.cjb.net>. Acesso em: 12 jun. 2006.
RECTOR, Mônica. Mulher: objeto e sujeito. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 1999.
RICOUER, Paul. Interpretação e ideologia. Trad. de H. Japiassu. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
SCHMIDT, Rita Terezinha. “Repensando a cultura, a literatura e o espaço da autoria feminina”, em NAVARRO, Márcia Hoppe (org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.
SHARPE, Peggy. Entre resistir e identificar-se. Florianópolis: Editora UFG, 1997.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.