Desconstrução dos estereótipos negativos do negro em Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, e em O menino marrom, de Ziraldo
Resumo
Neste texto, considerando o processo de desconstrução dos estereótipos negativos do negro desenvolvido pela literatura infantil brasileira contemporânea, analiso as obras Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, e O menino marrom, de Ziraldo. Estas obras, além de valorizarem a identidade negra e a diversidade cultural, positivam a figura da personagem negra por meio da valorização dos traços físicos (a cor preta como objeto-valor), bem como pela recriação da criança negra como um ser em transformação (personagem-individualidade).
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, A.; PRADO, Décio de A.; GOMES, Paulo E. S. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2000.
CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
D'ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto 2: teoria da lírica e do drama. São Paulo: Ática, 1995.
_______. Teoria do texto 1: prolegômenos e teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 2001.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
LEITE, Lígia Chiappini Morais. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 2001.
LEXIKON, Herder. Dicionário de símbolos. São Paulo: Cultrix, 2002.
MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. São Paulo: Ática, 2004.
OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. Negros personagens nas narrativas literárias infanto-juvenis brasileiras: 1979-1989. Disponível em http://www.uneb.br/seara/revista.htm. Acesso em 10 nov. 2004.
ROSEMBERG, Fúlvia. “Discriminações ético-raciais na literatura infantojuvenil brasileira”. Revista Brasileira de Biblioteconomia. São Paulo, 1979.
_______. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1985.
SOUZA, Andréia L. “Personagens negros na literatura infantil e juvenil”, em Cavelleiro, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.
_______. “O exercício do olhar: etnocentrismo na literatura infanto-juvenil”, em Porto, Maria do Rosário Silveira et al. (org.). Negro: educação e multiculturalismo. São Paulo: Panorama, 2002.
ZIRALDO. O menino marrom. São Paulo: Melhoramentos, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.