Desconstrução dos estereótipos negativos do negro em Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, e em O menino marrom, de Ziraldo

Autores

  • Luiz Fernando França

Resumo

Neste texto, considerando o processo de desconstrução dos estereótipos negativos do negro desenvolvido pela literatura infantil brasileira contemporânea, analiso as obras Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, e O menino marrom, de Ziraldo. Estas obras, além de valorizarem a identidade negra e a diversidade cultural, positivam a figura da personagem negra por meio da valorização dos traços físicos (a cor preta como objeto-valor), bem como pela recriação da criança negra como um ser em transformação (personagem-individualidade).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, A.; PRADO, Décio de A.; GOMES, Paulo E. S. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2000.

CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

D'ONOFRIO, Salvatore. Teoria do texto 2: teoria da lírica e do drama. São Paulo: Ática, 1995.

_______. Teoria do texto 1: prolegômenos e teoria da narrativa. São Paulo: Ática, 2001.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

LEITE, Lígia Chiappini Morais. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 2001.

LEXIKON, Herder. Dicionário de símbolos. São Paulo: Cultrix, 2002.

MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. São Paulo: Ática, 2004.

OLIVEIRA, Maria Anória de Jesus. Negros personagens nas narrativas literárias infanto-juvenis brasileiras: 1979-1989. Disponível em http://www.uneb.br/seara/revista.htm. Acesso em 10 nov. 2004.

ROSEMBERG, Fúlvia. “Discriminações ético-raciais na literatura infantojuvenil brasileira”. Revista Brasileira de Biblioteconomia. São Paulo, 1979.

_______. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1985.

SOUZA, Andréia L. “Personagens negros na literatura infantil e juvenil”, em Cavelleiro, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

_______. “O exercício do olhar: etnocentrismo na literatura infanto-juvenil”, em Porto, Maria do Rosário Silveira et al. (org.). Negro: educação e multiculturalismo. São Paulo: Panorama, 2002.

ZIRALDO. O menino marrom. São Paulo: Melhoramentos, 2002.

Downloads

Publicado

01/05/2011

Como Citar

França, L. F. (2011). Desconstrução dos estereótipos negativos do negro em Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, e em O menino marrom, de Ziraldo. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (31), 111–127. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9436

Edição

Seção

Seção Temática