A morte dos que bebem como os cães
Resumo
Assis Brasil é escritor premiado, com larga produção literária, que permanece esquecido, alguns diriam pela sua atuação discutível como crítico e historiador literário. Há em sua variada obra, desde a tetralogia piauiense, um sabor de registro da miséria, da dor e da morte. O romance Os que bebem como os cães trata, especialmente, da perda da liberdade. A análise do texto evidencia o ritmo próprio do confinamento, onde ao indivíduo opresso pelo Estado cabem poucas soluções. O contato com o outro é danoso, a memória torna-se o único refúgio fantasiado do que pôde ser e o que poderia ter sido e significado. Diferentemente de outros testemunhos literários, onde a personagem aprisionada acaba encontrando um perdido paraíso na alienação, o protagonista de Os que bebem como os cães invade a frieza da realidade, com o sacrifício tão idolatrado em momentos de rebeldia recente, estúpido por si só, mas utópico e redentor, como se a morte dele tornasse os outros (os algozes) mais humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.