A culpa na ficção de Lygia Fagundes Telles
Resumo
O artigo analisa o impasse entre a culpa da protagonista e o silêncio do subalterno como uma forma estética de debater o papel social da literatura nos contos de Lygia Fagundes Telles: “Natal da barca”, de Antes do baile verde (1970), e “Dia de dizer não”, de Invenção e memória (2000). Neles, as protagonistas tentam expurgar os problemas sociais, contudo são traídas por seus sentimentos, ressaltando a culpa como uma herança social coletiva. Metodologicamente, são usados alguns conceitos da análise sociológica da literatura que propõe o estudo da ligação entre literatura e sociedade por meio das opções estéticas que incorporam as influências sociais à estrutura da obra.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. “Literatura de dois gumes”, em . A educação pela noite e outros ensaios. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx. Trad. de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
GOMES, Carlos Magno. “O mal-estar da escritora em Lygia Fagundes Telles”, em Cardoso, Ana Leal e GOMES, Carlos Magno (orgs.). Do imaginário à s representações na literatura. São Cristóvão: Editora da UFS, 2007.
JAMESON, Fredric. O inconsciente político. Trad. de Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Ática, 1992.
JAMESON, Fredric. O marxismo tardio: Adorno, ou a persistência da dialética. Trad. de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Unesp/Boitempo, 1997.
LUCAS, Fábio. “A ficção giratória de Lygia Fagundes Telles”. Revista Cult, São Paulo, no 23, ano II, jun. 1999.
POLAR, Antonio Cornejo. O condor voa. Trad. de Ilka Valle de Carvalho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
RÉGIS, Sônia. “A densidade do aparente”. Cadernos de Literatura Brasileira, no 5. Instituto Moreira Salles, São Paulo, 1998.
TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. 9a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
______. “Natal na barca”, em ______. Antes do baile verde. 16a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
______. “Dia de dizer não”, em ______. Invenção e memória. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.