“Testemunha estomacal”:

fome e escrita

Autores

  • Ivete Walty

Resumo

Análise de texto memorialístico inédito de Maria de Jesus da Silva (Zuza), intitulado por ela mesma Divã de papel, título que contém as premissas da presente reflexão, que busca examinar a atuação da enunciadora em sua multiplicidade de vozes, sob a perspectiva da relação com os relatos de testemunho. Declarando-se “testemunha estomacal”, a narradora desvela que não se trata apenas de ver/viver para contar, mas de contar para viver, registrar no estômago e na folha de papel o sulco da falta ou o fluxo da sobra. Essa escrita terapêutica fortalece a reinserção de Zuza na ordem social, conferindo-lhe o papel de reinserir outros que, como ela, continuam sendo expulsos dessa ordem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Jurandir Freire. “Playdoier pelos irmãos”, em KEHL, Maria Rita (org.). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000, pp. 7-30.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Memória, história, testemunho, consciência”, em BRESCIANI, Stella e NAXARA, Márcia (orgs.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. (versão reduzida publicada na Internet).

KEHL, Maria Rita. “Fratria e sublimação”, em ARQUES, Reinaldo e VILELA, Lúcia (orgs.) Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002, pp. 171-84.

MARCO, Valéria de. “A literatura de testemunho e a violência do Estado”. Lua nova, nº. 62, 2004.

RICOEUR, Paul. “L’hermenéutique du Témoignage”, em Le témoignage: actes du Colloque organizé par le Centre International d’Études Humanistes et par l’Institut d’Études Philosophiques de Roma. Aubier: Éditions Montaigen, 1972, pp. 35-61.

_________. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seuil, 2000.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Témoignage/Testimony”, em GRASSIN, Jean-Marie (Ed.) Dicctionnaire International de Termes Littéraires. DITL.info/arttest/art8233.php, 2004.

SILVA, Maria de Jesus. Divã de papel. [Texto inédito].

Downloads

Publicado

01/13/2011

Como Citar

Walty, I. (2011). “Testemunha estomacal”:: fome e escrita. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (27), 23–33. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9089

Edição

Seção

Seção Temática