“Testemunha estomacal”:
fome e escrita
Resumo
Análise de texto memorialístico inédito de Maria de Jesus da Silva (Zuza), intitulado por ela mesma Divã de papel, título que contém as premissas da presente reflexão, que busca examinar a atuação da enunciadora em sua multiplicidade de vozes, sob a perspectiva da relação com os relatos de testemunho. Declarando-se “testemunha estomacal”, a narradora desvela que não se trata apenas de ver/viver para contar, mas de contar para viver, registrar no estômago e na folha de papel o sulco da falta ou o fluxo da sobra. Essa escrita terapêutica fortalece a reinserção de Zuza na ordem social, conferindo-lhe o papel de reinserir outros que, como ela, continuam sendo expulsos dessa ordem.
Downloads
Referências
COSTA, Jurandir Freire. “Playdoier pelos irmãos”, em KEHL, Maria Rita (org.). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000, pp. 7-30.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Memória, história, testemunho, consciência”, em BRESCIANI, Stella e NAXARA, Márcia (orgs.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. (versão reduzida publicada na Internet).
KEHL, Maria Rita. “Fratria e sublimação”, em ARQUES, Reinaldo e VILELA, Lúcia (orgs.) Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002, pp. 171-84.
MARCO, Valéria de. “A literatura de testemunho e a violência do Estado”. Lua nova, nº. 62, 2004.
RICOEUR, Paul. “L’hermenéutique du Témoignage”, em Le témoignage: actes du Colloque organizé par le Centre International d’Études Humanistes et par l’Institut d’Études Philosophiques de Roma. Aubier: Éditions Montaigen, 1972, pp. 35-61.
_________. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seuil, 2000.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Témoignage/Testimony”, em GRASSIN, Jean-Marie (Ed.) Dicctionnaire International de Termes Littéraires. DITL.info/arttest/art8233.php, 2004.
SILVA, Maria de Jesus. Divã de papel. [Texto inédito].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.