O ódio dedicado:
algumas notas sobre a produção de Ferréz
Resumo
O presente texto examina alguns aspectos dos escritos de Ferréz, pseudônimo de Reginaldo Ferreira da Silva, bem como de suas atividades como organizador das antologias Literatura marginal ”“ A cultura da periferia, e interlocutor no debate letrado ao longo dos anos recentes. Aponta algumas das matrizes a partir das quais sua obra se constitui, em especial as edições populares da Bíblia e a produção de rappers e ativistas ligados ao movimento hip-hop no Brasil. Prossegue especulando sobre a idéia de “literatura de mutirão”, anteriormente esboçada em meu artigo “Mutirões da palavra: literatura e vida comunitária nas periferias urbanas”.
Downloads
Referências
CANTO, Cláudia. “Um presente para a elite brasileira”, em Literatura marginal: a cultura da periferia ”“ Ato II.
FERRÉZ (dir). Literatura marginal: a cultura da periferia, São Paulo: Casa Amarela, n.º 1, 2001; n.º 2, 2002; n.º 3, junho de 2004.
______. Capão pecado. São Paulo: Labortexto Editorial, 2000.
______. O plano. Instituto Cultural Itaú. Disponível em www.itaucultural.org.br, acesso em 20 de setembro de 2004.
ITAÚ CULTURAL. Projeto “Rumos ”“ Itaú Cultural”, edital de 2004, consultado em www.itaucultural.org.br, em 20 de setembro de 2004.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
PAES, José Paulo. “O art-nouveau na literatura brasileira”, em Gregos e baianos. São Paulo: Brasiliense, 1985.
RODRIGUEZ, Benito Martinez. “Mutirões discursivos: literatura e vida comunitária nas periferias urbanas”, em Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília, n.º 22, julho/dezembro de 2003, pp. 47-61.
SCHWARZ, Roberto: “Uma aventura artística incomum”, Caderno Mais!, do jornal Folha de S.Paulo, 7 de dezembro de 1997.
VENTURA, Mauro. “Ferréz e José de Souza Martins dão leveza à mesa sobre exclusão social na Flip”. O Globo on-line. Disponível em http://oglobo.globo.com/especiais/sbpc/default.htm, acesso em 11/08/2004.
ZIBORDI, Marcos Antonio. “O escritor Ferréz, autor de Capão Pecado, fala da periferia e de seus projetos”, em Revista Sem Terra. São Paulo, ano VI, n.º 25, Julho/Agosto de 2004.
______. Jornalismo alternativo e literatura marginal em Caros Amigos. Dissertação de mestrado orientada por Benito Rodriguez Martinez e Marco Antonio Maschio Chaga. Curitiba: UFPR, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.