Literatura marginal:

o assalto ao poder da escrita

Autores

  • Fernando Eslava

Resumo

O artigo procura, principalmente, levantar uma agenda crítica inicial em relação ao caráter e à natureza de uma literatura que se autodenomina marginal em virtude da origem e/ou da condição social de seus autores. Aspectos que se traduzem, entre outras coisas, nas diversas temáticas e linguagens das obras e dos textos produzidos, no traço bastante desengonçado de escrituras que, marcadas por uma urgência vivencial e uma intenção documental, estão direcionadas para comunicar experiências de seres humanos que transitam por determinados espaços periféricos da nação brasileira. Enfim, trata-se de expressões que desafiam, com seu espírito heterogêneo e agressivo, os valores estéticos chave da tradição culta e letrada, colocando em xeque os cânones literários dominantes e dando à palavra escrita o sentido de compromisso com grupos sociais marginalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ DU RAP. Sobrevivente André du Rap, do Massacre do Carandiru. S. Paulo: Labortexto Editorial, 2002.

_______. A cultura da periferia: Literatura marginal ”“ Ato I, Ato II e Ato III, Caros Amigos, São Paulo: Casa Amarela, s/d, s/d e abril de 2004.

CHAUÃ, Marilena: “Notas sobre cultura popular”, em Arte em revista, n.º 3, São Paulo, 1980

FERREZ. Capão pecado. 2 ed. São Paulo: Labortexto, 2000.

_______. Manual prático do ódio. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

JOCENIR. Diário de um detento: o livro. 2 ed. São Paulo: Labortexto, 2001.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

MENDES, Luis Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

OORNELLAS, Sandro. “5 notas sobre experiência, ‘pobreza’ e exclusão em Capão Pecado”, em Colóquio ABRALIC 2001: Valores Mercado Política (textos de reflexão), Belo Horizonte, Faculdade de Letras da UFMG, 2001.

RODRIGUEZ, Benito Martinez. “Mutirões da palavra: literatura e vida comunitária nas periferias urbanas”. In: Estudos de literatura brasileira contemporânea, n.º 22, Brasília, julho/dezembro de 2003

VARELLA, Dráuzio. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Downloads

Publicado

01/17/2011

Como Citar

Eslava, F. (2011). Literatura marginal:: o assalto ao poder da escrita. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (24), 35–51. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9004

Edição

Seção

Seção Temática