Literatura marginal:
o assalto ao poder da escrita
Resumo
O artigo procura, principalmente, levantar uma agenda crítica inicial em relação ao caráter e à natureza de uma literatura que se autodenomina marginal em virtude da origem e/ou da condição social de seus autores. Aspectos que se traduzem, entre outras coisas, nas diversas temáticas e linguagens das obras e dos textos produzidos, no traço bastante desengonçado de escrituras que, marcadas por uma urgência vivencial e uma intenção documental, estão direcionadas para comunicar experiências de seres humanos que transitam por determinados espaços periféricos da nação brasileira. Enfim, trata-se de expressões que desafiam, com seu espírito heterogêneo e agressivo, os valores estéticos chave da tradição culta e letrada, colocando em xeque os cânones literários dominantes e dando à palavra escrita o sentido de compromisso com grupos sociais marginalizados.
Downloads
Referências
ANDRÉ DU RAP. Sobrevivente André du Rap, do Massacre do Carandiru. S. Paulo: Labortexto Editorial, 2002.
_______. A cultura da periferia: Literatura marginal ”“ Ato I, Ato II e Ato III, Caros Amigos, São Paulo: Casa Amarela, s/d, s/d e abril de 2004.
CHAUÃ, Marilena: “Notas sobre cultura popular”, em Arte em revista, n.º 3, São Paulo, 1980
FERREZ. Capão pecado. 2 ed. São Paulo: Labortexto, 2000.
_______. Manual prático do ódio. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.
JOCENIR. Diário de um detento: o livro. 2 ed. São Paulo: Labortexto, 2001.
LINS, Paulo. Cidade de Deus. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MENDES, Luis Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
OORNELLAS, Sandro. “5 notas sobre experiência, ‘pobreza’ e exclusão em Capão Pecado”, em Colóquio ABRALIC 2001: Valores Mercado Política (textos de reflexão), Belo Horizonte, Faculdade de Letras da UFMG, 2001.
RODRIGUEZ, Benito Martinez. “Mutirões da palavra: literatura e vida comunitária nas periferias urbanas”. In: Estudos de literatura brasileira contemporânea, n.º 22, Brasília, julho/dezembro de 2003
VARELLA, Dráuzio. Estação Carandiru. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.