Uma sociedade do olhar:
reflexões sobre a ficção brasileira
Resumo
O texto reflete sobre a questão do olhar na sociedade lobalizada do fim do século XX, através do comentário de quatro romances (ficção-limite seria um termo melhor, pelo caráter de “estranhamento” que o modelo romanesco neles recebe) brasileiros publicados na década de 1980:
Balada da infância perdida, de Antônio Torres, Em liberdade, de Silviano Santiago, Bandoleiros, de João Gilberto Noll e, finalmente, A tragédia brasileira, de Sérgio Sant’Anna.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. “O narrador”, em Walter Benjamin e outros. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1983, pp. 29-56.
ª. BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1987. (Catálogo)
CLAUDIO, Mário. Amadeo. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.
NOLL, João Gilberto. Bandoleiros. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
SANT’ANNA, Sérgio. A tragédia brasileira. Rio de Janeiro, 1987.
SANTIAGO, Silviano. Em liberdade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
””””””. “O narrador pós-moderno”, em Revista do Brasil, Rio de Janeiro, Prefeitura do Município do RJ, 5: 4-13, 1986.
SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. Lisboa: Caminho, 1984.
SEIXO, Maria Alzira. A palavra do romance: ensaios de genealogia e análise. Lisboa: Livros Horizontes, 1986.
TORRES, Antonio. Balada da infância perdida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.