Identidades nas fronteiras:

espaços possíveis em Os Sinos da Agonia, de Autran Dourado

Autores

  • Susana Lima

Resumo

Este artigo analisa a representação da personagem Januário, um mestiço socialmente marginalizado, sua relação com o outro ”“ especialmente Malvina e o negro Isidoro ”“ e a posição de sua identidade a partir da observação de seu delineamento, de como a tessitura do espaço dimensiona a construção da identidade e da legitimidade social das personagens no romance Os sinos da agonia, de Autran Dourado. Esta leitura situa essa personagem angustiada num entre-lugar e discute as possibilidades de significação de seu deslocamento no universo ficcional, submerso no espaço narrativo, cuja atmosfera é desenhada com os contornos da segunda metade do século XVIII, na antiga Vila Rica, numa perspectiva crítica da situação político-social no contexto histórico. A publicação da obra é contemporânea de um Brasil mergulhado num clima de repressão, a Ditadura Militar, em 1974.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. de Antonio Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas, v. 1. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. 2ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1986.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. de Myriam Ávila, Eliana Lourenço Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

CHEVALIER, Jean e Alain GHEERBRANT. Dicionário de símbolos. Trad. de Vera da Costa e Silva et. al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.

DALCASTAGNÈ, Regina. O espaço da dor: o regime de 64 no romance brasileiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.

DEL PRIORE, Mary. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: José Olímpio; Brasília: Edunb, 1993.

DIMAS, Antônio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1985.

DOURADO, Autran. Os sinos da agonia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1973.

MOTA, Carlos Guilherme (org.). A viagem incompleta ”“ a experiência brasileira (1500- 2000). São Paulo: Editora SENAC, 2000.

SOUZA, Laura de Mello (org.). História da vida privada no Brasil: o cotidiano da vida privada na América portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, v. I.

____. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

Downloads

Publicado

01/18/2011

Como Citar

Lima, S. (2011). Identidades nas fronteiras:: espaços possíveis em Os Sinos da Agonia, de Autran Dourado. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (23), 67–87. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/8991

Edição

Seção

Seção Temática