Acabado, mas imperfeito:
uma leitura da ficção contemporânea
Resumo
Esta leitura de Ana em Veneza procura investigar a caracterização do novo romance histórico, a passagem da modernidade à pós-modernidade, enfatizando a intertextualidade com a obra de Thomas Mann, em especial com Morte em Veneza. O romance de João Silvério Trevisan parte de uma obra do início do século para chegar à ficção atual, parte do homem e da sociedade oitocentista para alcançar o que denomina Era do Caos. Ana em Veneza busca identificação com uma nova maneira de expressão, a prosa do final desse último século.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade: o pintor da vida moderna (org. Teixeira Coelho). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BENJAMIN, Walter. A modernidade e os modernos. Trad. Heidrim M. Silva, Arlete de Brito e Tânia Jatobá. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979.
DE MARCO, Valéria. A perda das ilusões: o romance histórico de José de Alencar. Campinas: UNICAMP, 1993.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 9ª ed. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Trad. Ana M. Bernardo et alli. Lisboa: D. Quixote, 1990,
HAMILTON, N. Os irmãos Mann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
INDURAIN, C.M. “Retrospectiva sobre la evolución de la novela historica”, em SPANG, K. et alli. La novela histórica: teoria e comentários. Barafiain (Espanha): Navarra,1995.
JAMESON, Frederic. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria E. Cevasco. S. Paulo: Ática, 1996.
LYOTARD, J. F. O pós-moderno. Trad. Ricardo C. Barbosa. 3ª ed. Rio de Janeiro: José Olymplo, 1990.
LUKÁCS, G. Romance histórico. 3ª ed. México: Era, 1877.
MANN, Thomas. Doutor Fausto. Trad. Herbert Caro. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [s.d.].
_______. A morte em Veneza. Trad. Sara Seruya. Lisboa: Publicações Europa-América, [s.d.].
PERONE-MOISÉS, L. Altas Literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia da Letras, 1998.
PROENÇA, Filho. D. Pós-modernismo e literatura. São Paulo: Ática, 1988.
RAMA. C. La história y la novela, y otros ensayos historiográficos. Madrid: Tecnos, 1975.
ROSENFELD, A. Thomas Mann. São Paulo: UNICAMP/EDUSP, Perspectiva, 1994.
TADIE, J.Y. 0 romance do século XX. Trad. M. Serras Pereira. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1992.
TOURAINE, A. A crítica da modernidade. Trad. Elia F. Edel. Petrópolis: Vozes, 1997.
TREVISAN, J. S. Ana em Veneza. São Paulo: Best Seller, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.