O cordel, o homossexual e o poeta “maudito”:

novelo de discursos no folheto de Salete Maria e Fanka Santos

Autores

  • Edson Martins

Resumo

Elaborado a partir da proposta estética da “Sociedade dos Cordelistas Mauditos” ”“ disposta a renovar a linguagem, a temática e o público-alvo do cordel ”“, o folheto A história de Joca e Juarez, de Salete Maria e Fanka Santos, enovela a temática do amor homossexual ao ambiente de conservadorismo (na figura do Padre Cícero e de Floro Bartolomeu). Desse contato conflitivo, vemos emergir mecanismos ego-identitários compreensíveis à luz da abordagem psicanalítica, além de permitir a compreensão de como a representação de um grupo social reprimido pelas camadas dominantes configura um complexo ir-e-vir entre as esferas da liberdade e da punição.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIRMAN, Joel. Cartografias do feminino. São Paulo: Ed. 34, 1999.

______. Estilo e modernidade em psicanálise. São Paulo: Ed. 34, 1997.

______. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

______. Por uma estilística da existência. São Paulo: Ed. 34, 1996.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Lutar com a palavra: escritos sobre o trabalho do educador. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil: ensaios sobre idéias e formas. 2ª ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Literatura e vida nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

MARIA, Salete, SANTOS, Fanka. A história de Joca e Juarez. Xilogravura de Regilene Stéfanni. Juazeiro do Norte: Sociedade dos Cordelistas Mauditos, 2001.

ORTIZ, Renato. Cultura popular: românticos e folcloristas. São Paulo: PUC/ Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, 1985.

SULLIVAN, Andrew. Praticamente normal: uma discussão sobre homossexualismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

TERRA, Ruth Brito Lêmos. Memória de lutas: literatura de folhetos do Nordeste (1893-1930). São Paulo: Global, 1983.

Downloads

Publicado

01/19/2011

Como Citar

Martins, E. (2011). O cordel, o homossexual e o poeta “maudito”:: novelo de discursos no folheto de Salete Maria e Fanka Santos. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (22), 125–136. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/8949

Edição

Seção

Seção Temática