Intelectuais hoje:
novas respostas, velhos dilemas?
Resumo
O texto perfila algumas tendências e preocupações acerca do lugar do intelectual na cena contemporânea, a partir mesmo da visão de intelectuais- romancistas e de intelectuais-críticos da cultura contemporânea, apontando quais são os dilemas que hoje se apresentam ao intelectual e algumas de suas novas respostas frente à contemporaneidade.
Downloads
Referências
ANTÔNIO, João. Abraçado ao meu rancor. Reed. São Paulo: Cossac & Naify, 2001.
BENTES, Ivana. “O copyright da miséria e os discursos sobre exclusão”, REVISTA CINEMAIS, número 33, jan-mar 2003.
BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LINS, Osman. A rainha dos cárceres da Grécia. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
SAID, Edward. “Sobre a provocação e o assumir posições”, in Reflexões sobre o exílio. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SANTIAGO, Silviano. “Prosa literária atual no Brasil”, in Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
SUSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários e retratos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.