Transparência no cinema; opacidade na literatura: a escrita roteirizada de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40187309

Palavras-chave:

Marçal Aquino; linguagem cinematográfica; literatura comparada; intermidialidade.

Resumo

O presente artigo propõe uma análise do romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino (2005), com o intuito de observar que efeitos estéticos e de sentido decorrem da “escrita roteirizada” utilizada pelo autor para a construção da narrativa literária. O termo “escrita roteirizada” é usado por Schøllhammer (2009) para designar a produção literária brasileira, que tem início na década de 1990, quando surgem narrativas que se valem de procedimentos análogos aos dos meios audiovisuais e digitais. Logo a perspectiva aqui adotada não diz respeito apenas a comparar duas linguagens diversas, isto é, literatura e cinema, mas a permanecer no domínio da escrita e investigar como ela corrobora traços de uma linguagem ligada à tecnologia icônica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Marçal (2005). Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. São Paulo: Companhia das Letras.

BROWER, Jordan (2017). Written with the movies in mind: twentieth-century American literature and transmedial possibility. Modern Language Quarterly, v. 78, n. 2, p. 243-273. https://doi.org/10.1215/00267929-3812618

CARVALHO, Alfredo Leme Coelho de (2012). Foco narrativo e fluxo de consciência: questões de teoria literária. São Paulo: Editora Unesp.

FRANCO JUNIOR, Arnaldo (2009). Operadores de leitura da narrativa. In: BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia O. (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem. p. 33-56.

FRIEDMAN, Norman (2002). O ponto de vista na ficção. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i53p166-182

LEONE, Eduardo; MOURÃO, Maria Dora (1993). Cinema e montagem. São Paulo: Ática.

LUBBOCK, Percy (1921). The craft of fiction. Londres: Jonathan Cape Thirty Bedford Square.

LUKÁCS, György (1965). Narrar ou descrever? Tradução de Giseh Vianna Konder. In: LUKÁCS, György. Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. p. 43-94.

MÁRQUEZ, Gabriel García (2019). Crônica de uma morte anunciada. Rio de Janeiro: Record.

MARTIN, Marcel (2003). A linguagem cinematográfica. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Brasiliense.

MENDILOW, Adam Abraham (1972). O tempo e o romance. Tradução de Flávio Wolf. Porto Alegre: Globo.

MOISÉS, Massaud (2018). História da literatura brasileira, volume III: desvairismo e tendências contemporâneas. São Paulo: Cultrix.

PELLEGRINI, Tânia (2018). Realismo e realidade na literatura brasileira: um modo de ver o Brasil. São Paulo: Alameda.

PRICE, Steven (2013). A history of the screenplay. Londres: Palgrave Macmillan.

RAJEWSKY, Irina (2012). A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona. p. 51-73.

SANTOS, Emmanoel (1994). O roteiro cinematográfico: seu status linguístico e literário. In: CONGRESSO ABRALIC, 4., 1994, São Paulo. Anais [...]. p. 279-283.

SCHØLLHAMMER, Karl Eric (2009). Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

SHAIL, Andrew (2014). The cinema and the origins of literary modernism. Nova York: Routledge.

THE FATAL HOUR (1908). Direção: D. W. Griffith. Estados Unidos. 1 filme (14 min.).

THE LONELY VILLA (1909). Direção: D. W. Griffith. Estados Unidos. 1 filme (12 min.).

XAVIER, Ismail (2005). O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra.

Downloads

Publicado

11/06/2024

Como Citar

Corrêa Parecis de Oliveira, M. (2024). Transparência no cinema; opacidade na literatura: a escrita roteirizada de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (73). https://doi.org/10.1590/2316-40187309