Cenas da violência contra a mulher: a descida ao cotidiano na literatura brasileira contemporânea
Palavras-chave:
escritas da violência; violência de gênero na literatura; escritas de autoria feminina; literatura brasileira contemporâneaResumo
Com base em Veena Das (2020) e sua leitura antropológica do elo entre vida e palavras no registro da violência na vida ordinária, o trabalho propõe uma leitura comparada de dois livros de escritoras brasileiras: Tudo é rio (Madeira, 2021) e O peso do pássaro morto (Bei, 2017). Em ambos, o ato violento praticado contra a mulher estrutura a ordem narrativa, que entrelaça desejo de posse pelo corpo feminino à ocorrência de um trauma que se manifesta no corpo da escrita. Interessa apontar modos como a ficção das autoras brasileiras contemporâneas parece emergir das cenas cotidianas de violência contra a mulher e alcançar um espaço de rearranjo do sensível (Rancière, 2009) fazendo da literatura campo de afetação de pessoas já habituadas ao testemunho da violência cotidiana. As autoras parecem operar um deslocamento do ato violento por meio do posicionamento ético-político da escrita literária, com base na violência encenada na literatura (Walty e Moreira, 2020), a novas possibilidades de mobilização do leitor.
Downloads
Referências
BEI, Aline (2017). O peso do pássaro morto São Paulo: Nós.
BENJAMIN, Walter (1984). Origem do drama barroco alemão Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.
BENJAMIN, Walter (1987). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense. (Obras Escolhidas, v. 1.)
CALVINO, Ítalo (2015). Seis propostas para o próximo milênio São Paulo: Companhia das Letras.
DAS, Veena (2020). Vida e palavras: a violência e sua descida ao ordinário. São Paulo: Editora Unifesp.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA (2023). Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil 4ª ed. Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/visivel-e-invisivel-a-vitimizacao-de-mulheres-no-brasil-4a-edicao/ Acesso em: 18 abr. 2023.
LIMA, Everton (2021). Violência contra as mulheres no contexto da COVID-19. Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/violencia-contra-mulheres-no-contexto-da-covid-19 Acesso em: 18 abr. 2023.
» https://portal.fiocruz.br/noticia/violencia-contra-mulheres-no-contexto-da-covid-19
MADEIRA, Carla (2021). Tudo é rio Rio de Janeiro: Record.
RANCIÈRE, Jacques (1995). Políticas da escrita Rio de Janeiro: 34.
RANCIÈRE, Jacques (2009). A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: 34.
RANCIÈRE, Jacques; JDEY, Adnen (2021). O método da cena Belo Horizonte: Quixote.
WALTY, Ivete Lara Camargos; MOREIRA, Terezinha Taborda (org.) (2020). Violência e escrita literária Belo Horizonte: Editora PUC Minas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.