A escrita com o corpo todo de Laura Castro

Autores

Palavras-chave:

literatura brasileira contemporânea; campo literário expandido; livro-objeto

Resumo

Este texto trata da produção literária de Laura Castro, romancista, poeta, artista visual baiana, além de curadora e professora, cujas práticas artísticas perscrutam os modos de expansão do campo literário brasileiro. Esse alargamento situa-se tanto no que diz respeito à publicação e circulação do livro como no que se refere a uma literatura marcada pelo não pertencimento a um só gênero, fazendo da experimentação, da hibridização e do uso de suportes distintos os seus traços constituintes. Para tanto, em um primeiro momento, avalia como o “ajuntamento coletivo”, próprio de seu trabalho, institui circuitos de colaboração independentes. Em seguida, comenta os seus dois últimos livros, O armarinho (2018) e Inês: pequena antologia do passado (2020), para avaliar o seu trânsito (de suportes, gêneros, formas), em que os experimentos e as experiências intimistas do primeiro se consolidam em uma linguagem mais sintética que se abre para questões de herança, ancestralidade e apagamento do passado. Autores tão díspares como Derrida, Garramuño, Devulsky e Munanga ajudam a compor essa reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BETHÂNIA, Maria. Drama Rio de Janeiro: Philips, 1972.

CALVINO, Italo (2010). Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras.

CAMÕES, Luiz de (2018). Os Lusíadas 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio (2013). Mallarmé São Paulo: Perspectiva.

CASTRO, Laura (2011). Cabidela: bloco de máscaras.

CASTRO, Laura (2013). Fio condutor

CASTRO, Laura (2014). O telefone tocou novamente São Paulo: Maloqueiristas.

CASTRO, Laura (2016). Pé de palavra Salvador: Sociedade da Prensa/EDTÓRA.

CASTRO, Laura (2018). O armarinho / seguido de Fique são. Salvador: Sociedade da Prensa/EDTÓRA.

CASTRO, Laura (2019). Portifólio. Issuu Disponível em: https://curt.link/8rqe3c Acesso em: 20 dez. 2022.

» https://curt.link/8rqe3c

CASTRO, Laura (2020). Inês: pequena antologia do passado. Salvador: Incubadora de Publicações Gráficas.

CASTRO, Laura (2021). Entre irmandades e coletivos: práticas editoriais de mulheres negras na Bahia. Revista de Estudos de Edição, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 67-83. Disponível em: https://curt.link/s7iCnf Acesso em: 20 dez. 2022.

» https://curt.link/s7iCnf

CASTRO, Laura; OLIVEIRA, Flávio; RIBEIRO, Tiago (2017). Ympressos paraguassu Salvador: Sociedade da Prensa/EDTÓRA.

DERRIDA, Jacques (2012). Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível. Organização de Ginette Michaud, Joana Masó e Javier Bassas. Tradução de M. J. de Moraes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.

DEVULSKY, Alessandra (2021). Colorismo São Paulo: Jandaíra.

DIDI-HUBERMAN, Georges (2011). Sobrevivência dos vaga-lumes Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG.

GARRAMUÑO, Florencia (2014). Frutos estranhos: sobre a inespecificidade da estética contemporânea. Tradução de Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco.

HOOKS, bell (2019). Olhares negros: raça e representação. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante.

MUNANGA, Kabengele (2020). Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica.

ONDJAKI (2013). Uma escuridão bonita São Paulo: Lis Gráfica.

PEDROSA, Celia; KLINGER, Diana; WOLFF, Jorge; CÁMARA, Mario (org.) (2018). Indicionário do contemporâneo Belo Horizonte: Editora UFMG.

SANTOS, Elizangela (2016). O livro-objeto de Laura Castro Disponível em: https://curt.link/2HxvzU Acesso em: 16 abr. 2023.

» https://curt.link/2HxvzU

Downloads

Publicado

05/01/2023

Como Citar

Magalhães, M., & Alencar, R. N. (2023). A escrita com o corpo todo de Laura Castro. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (69). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/51127