A insurreição da voz feminina em Ruína y leveza, de Julia Dantas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40186601

Palavras-chave:

feminismo; literatura; Julia Dantas

Resumo

A nós, contemporâneos no início do século XXI, coube a tarefa de depurar mazelas sociais e históricas que produziram sociedades com desigualdades internas, seja em termos de representatividade ou de oportunidades e direitos. Nesse sentido, o presente estudo desenvolve reflexões sobre a relação entre gêneros, os estados de exploração e subalternidade presentes nesse âmbito e suas implicações coletivas e subjetivas. Para este fim, elegemos um corpo teórico heterogêneo em termos cronológicos, com autores já clássicos no assunto, como Judith Butler, e também pensadores com carreiras mais recentes, como Djamila Ribeiro. Ademais, utilizamos como corpus de análise o romance Ruína y leveza, publicado em 2015, da escritora Julia Dantas. Essa escolha se deu em função da instigante abordagem do tema e também por sua qualidade estética como objeto artístico. A protagonista da supracitada narrativa percorre caminhos geográficos, intelectuais e afetivos em busca de sanar seus conflitos pessoais. Entretanto, acaba por estabelecer contatos que despertam a consciência de que ela é apenas parte de um problema coletivo, e essa percepção afeta de forma definitiva as escolhas futuras para sua vida. O entrelaçamento analítico entre teoria (social, histórica...) e prática literária nos mostrou a produtividade da mescla entre exercício intelectual e fruição como ferramenta de resistência a um contexto de injustiça e opressão. Percebemos que, para a construção de uma sociedade mais humanizada e equilibrada, é necessário que todos, independentemente do gênero, sejam tomados como sujeitos de suas ações, com equidade de direitos e deveres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUTLER, Judith (2003). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

DANTAS, Julia (2015). Ruína y leveza. Porto Alegre: Não Editora.

FLAX, Jane (1991). Pós-modernismo e relações de gênero na teoria feminista. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco.

FRANCO, Luiza (2019). Violência contra a mulher: novos dados mostram que “não há lugar seguro no Brasil”. BBC News Brasil, 26 fev. 2019. Disponível em: Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47365503 Acesso em: 5 nov. 2020.

» https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47365503

OLIVEIRA, Nielmar de (2019). Pesquisa do IBGE mostra que mulher ganha menos em todas as ocupações. Agência Brasil, 8 mar. 2019. Disponível em: Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/pesquisa-do-ibge-mostra-que-mulher-ganha-menos-em-todas-ocupacoes Acesso em: 5 nov. 2020.

» https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-03/pesquisa-do-ibge-mostra-que-mulher-ganha-menos-em-todas-ocupacoes

ONFRAY, Michel (2015). Teoria da viagem: poética da geografia. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM.

PARTICIPAÇÃO de mulheres em cargos de diretoria no Brasil aumenta. Diário do Comércio, 6 mar. 2020. Disponível em: Disponível em: https://diariodocomercio.com.br/dia-internacional-da-mulher/participacao-de-mulheres-em-cargos-de-diretoria-no-brasil-aumenta/ Acesso em: 05 nov. 2020.

» https://diariodocomercio.com.br/dia-internacional-da-mulher/participacao-de-mulheres-em-cargos-de-diretoria-no-brasil-aumenta/

RIBEIRO, Djamila (2019). Lugar de fala. São Paulo: Pólen.

RICHARD, Nelly (2002). Intervenções críticas. Arte, cultura, gênero e política. Tradução de Romulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG.

SANTOS, Bruno C. dos (2017). 5 dados sobre a participação das mulheres na política brasileira. Politize!, 17 mar. 2017. Disponível em: Disponível em: https://www.politize.com.br/participacao-das-mulheres-na-politica-brasileira/ Acesso em: 05 nov. 2020.

» https://www.politize.com.br/participacao-das-mulheres-na-politica-brasileira/

Downloads

Publicado

02/01/2023

Como Citar

Zimmermann, J. M. (2023). A insurreição da voz feminina em Ruína y leveza, de Julia Dantas. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (66). https://doi.org/10.1590/2316-40186601