Os livros e a vida na poesia de Dora Ferreira da Silva
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185713Palavras-chave:
Dora Ferreira da Silva, Ulisses, Carl Gustav Jung, Wolfgang IserResumo
A partir de um poema de Dora Ferreira da Silva que trata de seu desinteresse pelo romance Ulisses, de James Joyce, este artigo desenvolve uma reflexão sobre o sentido humanizador da arte para a poeta paulista. Além de incursionar por poemas que trazem os mitos de Orfeu e Cassandra como representativos do poder organizador, fundante e humanizador da palavra poética, recobra-se um surpreendente texto de Carl Gustav Jung sobre a referida obra joyceana. Pelos vieses crítico-teóricos, objetiva-se investigar a arte como um construto de vivências ficcionais que refletem o homem em sua temporalidade.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Junito (2008). Dicionário mítico-etimológico. Petrópolis: Vozes. v. 1.
CABRAL, Luiz Alberto Machado (2004). Hino homérico a Apolo. Cotia: Ateliê; Campinas: Editora da UNICAMP.
HERÁCLITO (2012). Heráclito: fragmentos contextualizados. Tradução, estudos e comentários de Alexandre Costa. São Paulo: Odysseus.
HÖLDERLIN, Friedrich (1999). Elegias. Lisboa: Assírio & Alvim.
HÖLDERLIN, Friedrich (2000). Hinos tardios. Lisboa: Assírio & Alvim.
ISER, Wolfgang (2002). O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. São Paulo: Paz e Terra. p. 105-118.
JONES, Jonathan (2014). Frisos do Parthenon são a mais bela arte do mundo... Folha de S. Paulo, São Paulo, Caderno Ilustríssima, 22 ago. Disponível em: https://bit.ly/2VAbQBX. Acesso em: 14 jun. 2018.
JUNG, Carl Gustav (1991). O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes.
NOVALIS (2009). Pólen. Tradução, apresentação e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Iluminuras.
OVÃDIO (2003). Metamorfoses. São Paulo: Madras.
SILVA, Dora Ferreira da (2004). Hídrias. São Paulo: Odysseus.
SILVA, Dora Ferreira da (1999). Poesia reunida. Rio de Janeiro: TopBooks.
SILVA, Dora Ferreira da (s/d). Cavalo Azul 3. São Paulo: Edição da Autora.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.