Os dissabores amordaçados da velhice em Lygia Fagundes Telles e Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185611Palavras-chave:
velhice, literatura brasileira, modos de subjetivaçãoResumo
Esse artigo objetiva mostrar o conceito de velhice feminina no Brasil dos anos 1970 a partir da análise de “Senhor Diretor” e “A partida de trem”, dois contos escritos respectivamente por Lygia Fagundes Telles (1977) e Clarice Lispector (1974). Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico e, baseando-nos em investigadores como Ferreira (2014) e Beauvoir (1990), entre outros, analisamos psicológica e literariamente as personagens Maria Emília e Maria Rita, as protagonistas dos contos supracitados. Ao colocá-las em paralelo, verificamos o quanto o envelhecer da mulher pode ser marcado por modos de subjetivação negativos que causam sofrimento por rejeição, baixa autoestima, solidão, introjeção de pré-noções distorcidas, negação da sexualidade e desesperança e que, apesar dos contos em questão reforçarem esses padrões sócio-historicamente construídos, essa pesquisa tem como relevância também mostrar a velhice sob um prisma de plenitude e de busca de sentido de vida.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de (1990). A velhice. 4 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
BUBER, Martin (1979). Eu e tu. Introdução e tradução de Newton Aquilles Von Zubben. 2 ed. São Paulo: Cortez e Moraes.
FARIAS, Rafaela Felex Diniz Gomes Monteiro de (2007). A disciplina do corpo feminino em “Senhor Diretor”, de Lígia Fagundes Teles. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, v. 2, n. 2, p. 1-7, jul./dez.
FERREIRA, Josye Gonçalves (2014). Velhice desejante: sexualidade e envelhecimento na ficção de Lygia Fagundes Telles. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros/MG.
FIGUEIREDO, Adriana Giarola Ferraz (2011). A problemática da mulher de terceira idade em contos de Clarice Lispector: uma leitura de “A partida do trem”. Anais do SILEL, v. 2, n. 2. Uberlândia: EDUFU, p. 1-6.
FOUCAULT, Michel (1999). História da sexualidade humana 1: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13 ed. Rio de Janeiro: Graal.
FOUCAULT, Michel (2007). Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 34 ed. Rio de Janeiro: Vozes.
FRANKL, Viktor Emil (2015). Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 25 ed. São Paulo: Vozes.
FREUD, Sigmund (1987). Luto e melancolia [1917]. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. v. XIV.
IRIGARAY, Tatiana Quarti; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto (2007). Prevalência de depressão em idosas participantes. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 19-27, jan./abr.
LISPECTOR, Clarice (1974). Onde estivestes de noite. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
PEDRA, Mabel Knust (2010). Sombra silenciosa: impotência e solidão em dois contos de Lygia Fagundes Telles. Darantina Revista Eletrônica, Juiz de Fora, v. 1, n. 1, p. 1-15.
PRAZERES, Lílian Lima Gonçalves dos (2015). Femininos, identidades e trânsitos em narrativas de Clarice Lispector. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES.
PRAZERES, Lílian Lima Gonçalves dos; MIGLIEVICH-RIBEIRO, Adelia (2017). Processos de libertação (descolonização) no conto “Partida do trem”, de Clarice Lispector. Antares ”“ Letras e Humanidades, Caxias do Sul, v. 9, n. 8, p. 172-194.
RABELO, Sebastião Augusto (2009). O narrador: do tradicional ao moderno. Revista Eletrônica Via Litterae, Anápolis, v. 1, n. 1, p. 240-255.
SOUZA, Rinaldo Pereira de (2013). O ser da mulher idosa na literatura: entre o sagrado e o profano. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
TELLES, Lygia Fagundes (1997). Seminário dos ratos. São Paulo: Companhia das Letras.
ZIMERMAN, Guite (2000). Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.