“Um lugar fora de lugar”:
a mulher e o sertão em Maria Valéria Rezende
DOI:
https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185514Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o deslocamento da personagem feminina no romance Outros cantos, de Maria Valéria Rezende. O objetivo é problematizar de que modo a representação do sertão articula-se, na narrativa, Ã composição de uma protagonista que, sendo mulher, narra sua própria viagem e coloca em perspectiva presente e passado. Entra em questão, nesse caso, não apenas a figura feminina, mas também os significados atribuídos ao sertão na ficção brasileira contemporânea.
Downloads
Referências
AMORIM, Marília (2010). Cronotopo e exotopia. In: BRAITH, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto. p. 95-114.
BACHELARD, Gaston (1993). A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes.
BAKHTIN, Mikhail (1998). Questões de literatura e de estética (a teoria do romance). 4. ed. São Paulo: Editora da Unesp.
BRITO, Ronaldo Correia de (2003). Faca e Livro dos homens. Rio de Janeiro: Alfaguara.
BRITO, Ronaldo Correia de (2005). Livro dos homens. São Paulo: Cosac Naify.
BRITO, Ronaldo Correia de (2008). Galiléia. Rio de Janeiro: Alfaguara.
BRITO, Ronaldo Correia de (2010). Ronaldo Correia de Brito e o sertão entre o universo masculino e o feminino. Entrevista Bruno Dorigatti. Blog da Saraiva, São Paulo. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/2MB5zGu>.
CERTEAU, Michel de (2014). A invenção do cotidiano: artes de fazer. 22. ed. Petrópolis: Vozes.
PAIVA, Samuel (2009). A propósito do gênero road movie no Brasil: um romance, uma série de TV e um filme de estrada. Revista Rumores, São Paulo, v. 3, n. 6, p.1-11.
PAIVA, Samuel (2014). O deslocamento do sujeito masculino no sertão contemporâneo: estudos de caso na literatura e no cinema. In: VICENTE, Adalberto Luís; JUNQUEIRA, Renata Soares (Org.). Teatro, cinema e literatura: confluências. São Paulo: Cultura Acadêmica; Editora da Unesp. p.75-92.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. (1988). Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Ática.
REZENDE, Maria Valéria (2016). Outros cantos. Rio de Janeiro: Alfaguara.
SANTINI, Juliana (2012). Miguilim, Thiago e a estrada. Casa: Semiótica Aplicada, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 1-13. Disponível em: < https://bit.ly/2N8a6Qd>. Acesso em: 8 jul. 2017.
SCHMIDT, Simone Pereira (2008). De volta pra casa ou o caminho sem volta em duas narrativas no Brasil. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 32, p. 21-30.
TODOROV, Tzvetan (2006). A viagem e seu relato. Revista de Letras, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 231-244.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.