Ante o teatro, no museu, desde o arquivo.

Modos cênicos (e autorais) da arte contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-4018557

Resumo

Na exposição Mínimo teatral (Museo Macro, Rosario, 2017) trabalhamos, como curadores, nas ressonâncias do teatro na arte contemporânea, explorando diferentes formas de apropriação da teatralidade e da encenação. Pretendíamos incentivar um diálogo entre as artes visuais e artísticas, mesmo quando as trocas não ocorriam em termos de referência e/ou comentários de um em relação ao outro. Ao mesmo tempo, não pretendíamos formular uma história da arte (história do campo visual e teatral, história de suas conversas, história de seus desacordos), ainda que fizéssemos uma pergunta sobre os usos do arquivo e seus efeitos sobre uma possível conceituação de tempo. O presente trabalho busca traçar uma história e uma reflexão sobre essa experiência. As perguntas são: Quais áreas (sensíveis, sociais, produtivas) abre o pensamento do teatro? Quais são os efeitos da montagem e do arquivo teatral no museu? Quais seriam os efeitos sobre a conceituação e usos do tempo? E, finalmente, quais implicações na curadoria levaram à investigação e às hipóteses arriscadas para a amostra, tanto no que diz respeito ao diálogo teatro/arte quanto ao ponto de vista adotado em relação ao arquivo.

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Publicado

09/18/2018

Como Citar

Pinta, M. F., & Garbatzky, I. (2018). Ante o teatro, no museu, desde o arquivo.: Modos cênicos (e autorais) da arte contemporânea. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (55), 119–133. https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-4018557