Ante o teatro, no museu, desde o arquivo.
Modos cênicos (e autorais) da arte contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-4018557Resumo
Na exposição Mínimo teatral (Museo Macro, Rosario, 2017) trabalhamos, como curadores, nas ressonâncias do teatro na arte contemporânea, explorando diferentes formas de apropriação da teatralidade e da encenação. Pretendíamos incentivar um diálogo entre as artes visuais e artísticas, mesmo quando as trocas não ocorriam em termos de referência e/ou comentários de um em relação ao outro. Ao mesmo tempo, não pretendíamos formular uma história da arte (história do campo visual e teatral, história de suas conversas, história de seus desacordos), ainda que fizéssemos uma pergunta sobre os usos do arquivo e seus efeitos sobre uma possível conceituação de tempo. O presente trabalho busca traçar uma história e uma reflexão sobre essa experiência. As perguntas são: Quais áreas (sensíveis, sociais, produtivas) abre o pensamento do teatro? Quais são os efeitos da montagem e do arquivo teatral no museu? Quais seriam os efeitos sobre a conceituação e usos do tempo? E, finalmente, quais implicações na curadoria levaram à investigação e à s hipóteses arriscadas para a amostra, tanto no que diz respeito ao diálogo teatro/arte quanto ao ponto de vista adotado em relação ao arquivo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio (2009). El autor como gesto. In: AGAMBEN, Giorgio Profanaciones. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.
BOURRIAUD, Nicolas (2007). Postproducción. La cultura como escenario: modos en que la cultura reprograma el mundo contemporáneo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.
DERRIDA, Jacques (1997). Mal de archivo: una impresión freudiana. Madrid: Trotta.
FARGE, Arlette (1991). La atracción del archivo. Valencia: Alfons El Magnanim.
FOUCAULT, Michel (1967/1984). Des espaces autres. Architecture, Mouvement, Continuité, Paris, n. 5, p. 46-49, out.
FOUCAULT, Michel (1969/1996). La arqueología del saber. México: Siglo XXI.
GARBATZKY, Irina (2017). Mínimo teatral. La invención del acto. Guía de Visita, Rosario, Castagnino+Macro, n. 31.
GROYS, Boris (2011). El curador como iconoclasta. Denken Pensée Thought Mysl…, La Habana, n. 2, p. 23-34, 15 feb.
GROYS, Boris (2014). Volverse público: las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Buenos Aires: Caja Negra.
KLINGER, Diana (2013). Sobre a (im)possibildade de alcançar o outro. Grumo, Buenos Aires/Rio de Janeiro, n. 10, p. 84-89. Disponible en: <https://goo.gl/Lq4fgR>. Acceso: 23 mar. 2018.
MACBA ”“ MUSEU D’ART CONTEMPORANI DE BARCELONA (Org.). (2007). Un teatro sin teatro. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona; Lisboa: Fundaçao de Arte Moderna e Contemporanea/Colecçao Berardo. Catálogo de exposición
PINTA, María Fernanda (2017). Mínimo teatral. Cantidad necesaria. Guía de Visita, Rosario, Castagnino+Macro, n. 31.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.