Vermelho da cor do sangue, azul da cor do céu
DOI:
https://doi.org/10.1590/10.1590/2316-40185410Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de estudo da narrativa infantojuvenil Olhos azuis coração vermelho, de Jane Tutikian (2005), e, a partir de conceitos como individuação, romance de formação e rito de passagem, discute a forma como a narrativa apresenta o processo de amadurecimento da personagem Júlia a partir da relação que estabelece com sua irmã Titi, portadora da síndrome de Down. Considerando os postulados teóricos de Carl Gustav Jung, François Jost, Arnold van Gennep, entre outros, são analisados a trajetória da protagonista em busca de sua identidade e o papel que os conflitos com sua irmã caçula tiveram nesse processo.
Downloads
Referências
BONAVENTURE, Léon (1984). Prefácio. In: VON FRANZ, Marie-Louise. A individuação nos contos de fada. Tradução de Eunice Katunda. São Paulo: Paulus.
BRION, Marcel (1977). L’Allemagne romantique: Le voyage initiatique I. Paris: Albin Michel.
CAMPBELL, Joseph (2003). O herói de mil faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix; Pensamento.
ELIADE, Mircea (1959). Initiation, rites, sociétés secrètes: naissances mystiques. Paris: Gallimard.
ELIADE, Mircea (2001). O sagrado e o profano: a essência das religiões. Tradução de Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes.
GENNEP, Arnold van (1977). Os ritos de passagem: estudo sistemático dos ritos da porta e da soleira, da hospitalidade, da adoção, gravidez e parto, nascimento, infância, puberdade, iniciação, coroação, noivado, casamento, funerais, estações, etc. Tradução de Mariano Ferreira. Apresentação de Roberto da Matta. Petrópolis: Vozes.
JOST, François (1969). La tradition du Bildungsroman. Comparative Literature, Durham, v. 21, n. 2, p. 97-115.
JUNG, Carl Gustav (1984). O Eu e o inconsciente. Tradução de Dora Ferreira da Silva. Petrópolis: Vozes.
MAAS, Wilma Patricia (2000). O cânone mínimo: o Bildungsroman na história da literatura. São Paulo: Editora da Unesp.
NUNES, Otávio Augusto Winck (2009). Ser o mano! Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, n. 37, p. 102-111, jul./dez.
PIERI, Paolo Francesco (2002). Dicionário junguiano. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus.
TUTIKIAN, Jane (2005). Olhos azuis coração vermelho. Porto Alegre: Artes e Ofícios.
TUTIKIAN, Jane (2010). Site pessoal. On-line. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.