As raízes do Brasil em Leite derramado, de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185318Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar as estratégias textuais das quais a literatura se vale, mais especificamente, a narrativa buarquiana Leite derramadopara encenar, pelos caminhos da ficção, a fusão entre o público e o privado que acompanha o contexto histórico-político brasileiro há séculos. Nesse sentido, busca-se demonstrar como as raízes de Eulálio, explicitadas em seu discurso memorialístico, são atravessadas pelo que o historiador Sérgio Buarque de Holanda denominou de raízes do Brasil.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. (1998) Locais da cultura. In: BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
BRAGA, Amanda (2015). A história da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas. São Paulo: Editora da UFScar.
HOLANDA, Chico Buarque de (2009a). Leite derramado. São Paulo: Companhia das Letras.
HOLANDA, Chico Buarque de (2009b). “Mas Chico é nome de escritor ruim”. Público, Lisboa, Suplemento Ãpsilon, 17 jul. On-line. Disponível em: <https://goo.gl/PuipCy>. Acesso em: 8 nov. 2017.
HOLANDA, Chico Buarque de (2009c). Chico Buarque: “O meu mundo é o dos músicos”. Entrevista a Ana Cristinma Leonardo. Expresso, Paço de Arcos, 11 ago. On-line. Disponível em: <https://goo.gl/ZTovM9>. Acesso em: 8 nov. 2017.
HOLANDA, Chico Buarque de (2009d). Fortuna crítica de Leite Derramado. Chico Buarque. Site pessoal. On.-line. Disponível em: <https://goo.gl/stXCkJ>. Acesso em: 8 nov. 2017.
HOLANDA, Sérgio Buarque de (2014). Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.
MBEMBE, Achille (2014). Crítica da razão negra. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona.
MENESES, Adélia Bezerra de (2002). Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque. São Paulo: Ateliê.
SARMENTO, Alexsandra Loiola (2015). “O Purgatório” d’A Divina Comédia vertido em Leite Derramado: tradição, mito e ironia no romance de Chico Buarque. 2015. Tese (Doutorado em Letras) ”“ Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.