Nelson Rodrigues e a censura:
O caso Boca de ouro no Arquivo Miroel Silveira
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-40185316Resumo
Este artigo analisa as relações do dramaturgo Nelson Rodrigues com a censura do estado de São Paulo no início dos anos 1960, através da peça Boca de ouro, tal como essas relações estão documentadas no prontuário nº 4.906 do Arquivo Miroel Silveira, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Interessa discutir como os parâmetros morais são inadequados para o julgamento de uma obra de arte, expondo os equívocos em que a atividade censória sempre recai em sua tentativa de conter a liberdade da criação artística em nome de concepções e comportamentos considerados “adequados” ou “normais”.
Downloads
Referências
BRASIL (1946). Decreto nº 20.493, de 24 de janeiro de 1946. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 1.456, 29 jan. Disponível em: <https://goo.gl/B2D8WL>. Acesso em: 15 ago. 2017.
MICHALSKI, Yan (1985). O teatro sob pressão: uma frente de resistência. Rio de Janeiro: Zahar.
RODRIGUES, Nelson (1949/2011). Teatro desagradável. In: RODRIGUES, Nelson; RODRIGUES, Sônia (Org.). Nelson Rodrigues por ele mesmo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Publicado originalmente na revista Dionysos, Rio de Janeiro, n. 1, p. 4-13.
RODRIGUES, Nelson (1993). A menina sem estrela: memórias. São Paulo: Companhia das Letras.
RODRIGUES, Nelson (1995). O autor como um ladrão de cavalos. In: RODRIGUES, Nelson. O reacionário. São Paulo: Companhia das Letras. p. 285-288.
RODRIGUES, Nelson (2012). Boca de Ouro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
SALLES, José (1960). Parecer. In: SÃO PAULO (Estado). Serviço de Censura do Departamento de Diversões Públicas. Prontuário nº 4.906. São Paulo, 16 set. Documento consultado no acervo do Arquivo Miroel Silveira.
RIBEIRO, Aloysio de Oliveira (1960). Parecer. In: SÃO PAULO (Estado). Serviço de Censura do Departamento de Diversões Públicas. Prontuário nº 4.906. São Paulo, 16 set. Documento consultado no acervo do Arquivo Miroel Silveira.
PEREIRA, J. (1960). Parecer. In: SÃO PAULO (Estado). Serviço de Censura do Departamento de Diversões Públicas. Prontuário nº 4.906. São Paulo, 16 set. Documento consultado no acervo do Arquivo Miroel Silveira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.