Espectros sonoros:

voz, corpo e democracia em Ricardo Domeneck

Autores

  • Tiago Guilherme Pinheiro Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018529

Resumo

No livro a cadela sem Logos (2006), de Ricardo Domeneck, há um esforço para ressignificar o papel performático da voz, num gesto crítico diante do consenso sobre a democracia brasileira que se consolida a partir desse período. Para isso, emprega uma variedade de recursos estruturais que expõe a importância dos elementos fonéticos insignificantes (isto é, que não participam da significação) quando entram em conflito com o ato de enunciação, formando aquilo que denomina “contexto”. O artigo busca retraçar esses procedimentos, apontando a dimensão política de tal estratégia, com a qual se procura abalar as divisões entre anatomia e semântica, público e privado, voz e fala, por meio de uma auscultação do corpo, nos limites entre o individual e o social. 

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Publicado

08/26/2017

Como Citar

Pinheiro, T. G. (2017). Espectros sonoros:: voz, corpo e democracia em Ricardo Domeneck. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (52), 172–196. https://doi.org/10.1590/2316-4018529

Edição

Seção

Seção Temática