(Po)éticas da escrevivência
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018512Resumo
O presente ensaio tem como foco a discussão sobre alguns loci de enunciação mantidos pela crítica literária em uma posição subalterna ao serem proscritos do campo literário. A perspectiva teórica enfoca as noções de direito à literatura, de Antonio Candido, a (im)possibilidade de enunciação do subalterno, de Gayatri Spivak, o direito de narrar, de Homi Bhabha e o conceito de escrevivência, de Conceição Evaristo.
Downloads
Referências
ARRAES, Jarid. As lendas de Dandara. São Paulo: Edição da autora, 2015.
BHABHA, Homi. The right to narrate. Harvard Design Magazine, Cambridge, Summer, 2014.Disponível em: <https://goo.gl/3JnEHX.> Acesso em: 5 set. 2016.
CANDIDO, Antonio.Direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 1988.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 1992.
DERRIDA, Jacques . A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1967.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973.
EVARISTO, Conceição. Escrevivências da afro-brasilidade: história e memória. Releitura, Belo Horizonte, n. 23, 2008.
EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2015.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999-2002. 6 v.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 1993.
JESUS, Carolina Maria de. Antologia pessoal. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996.
MIRANDA, Fernanda. Os caminhos literários de Carolina Maria de Jesus: experiência marginal e construção estética. Dissertação (Mestrado em Letras) ”“ Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
SAID, Edward. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova, São Paulo, n. 39, p. 105-201, 1997.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.