Reflexões sobre políticas de livro e leitura de secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Patrícia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rafaela Vilela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Sônia Travassos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-40185022

Resumo

Este artigo se propõe a analisar questões referentes à composição de acervos e à organização de bibliotecas de escolas das redes públicas municipais de ensino dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. As análises apresentadas fazem parte dos resultados da pesquisa “Infância, linguagem e escola: a leitura literária em questão”, desenvolvida no PPGE-UFRJ, obtidos a partir das respostas ao questionário distribuído a 92 secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro e respondido por 62 (67%). Para sustentar as análises sobre constituição de acervo, buscou-se interlocução com Britto (2011), Chartier (1996), Corsino (2010) e Paiva (2012). E para tecer considerações sobre biblioteca, o trabalho ancorou-se nos estudos de Campello (2010), Mollo e Nobrega (2010) e Perrotti (2004). Alguns resultados se destacaram: o importante lugar ocupado pelas secretarias municipais de educação na compra de acervos para as escolas públicas municipais, desde a creche; a opção pela compra de impressos e por livros de literatura infantil; e a biblioteca como espaço de livro e leitura prioritariamente nas escolas de ensino fundamental. 

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Publicado

01/28/2017

Como Citar

Corsino, P., Vilela, R., & Travassos, S. (2017). Reflexões sobre políticas de livro e leitura de secretarias municipais de educação do Estado do Rio de Janeiro. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (50), 351–377. https://doi.org/10.1590/2316-40185022

Edição

Seção

Seção Temática