Literatura infantil na sociedade multimidiática

Autores

  • Glaucia Guimarães Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Maria Cristina Cardoso Ribas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018479

Resumo

Este artigo objetiva a articulação de linguagens na literatura infantil no contexto da sociedade multimidiática. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais textos em diferentes suportes se relacionam, apropriando-se da articulação dos diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa). Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, este artigo está organizado em quatro seções. A primeira discute a maneira como a literatura pode ser compreendida no contexto da convergência midiática. A segunda seção aborda o potencial analítico do conceito de intertextualidade para observar as relações entre diversos textos e como elas fazem parte das mudanças discursivas e sociais transnacionais. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos na sociedade multimidiática, na análise de um livro infantil intitulado Aperte aqui, de Hervé Tullet (2011). A análise focaliza a imbricada relação entre o contexto digital, os textos contemporâneos e a produção literária, neste caso, a literatura infantil. Com base nessa análise discutimos o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias.

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Publicado

01/06/2016

Como Citar

Guimarães, G., & Ribas, M. C. C. (2016). Literatura infantil na sociedade multimidiática. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (47), 185–202. https://doi.org/10.1590/2316-4018479