Literatura infantil na sociedade multimidiática
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018479Resumo
Este artigo objetiva a articulação de linguagens na literatura infantil no contexto da sociedade multimidiática. Fundamentado na análise de discurso crítica, trata dos modos pelos quais textos em diferentes suportes se relacionam, apropriando-se da articulação dos diferentes materiais semióticos (ou linguagens, em perspectiva não ortodoxa). Na tentativa de dar conta das dimensões envolvidas, este artigo está organizado em quatro seções. A primeira discute a maneira como a literatura pode ser compreendida no contexto da convergência midiática. A segunda seção aborda o potencial analítico do conceito de intertextualidade para observar as relações entre diversos textos e como elas fazem parte das mudanças discursivas e sociais transnacionais. A terceira sistematiza os modos pelos quais as linguagens são articuladas na produção dos sentidos, as tendências discursivas em que este movimento está inscrito e os efeitos de sentido que tendem a ser produzidos na sociedade multimidiática, na análise de um livro infantil intitulado Aperte aqui, de Hervé Tullet (2011). A análise focaliza a imbricada relação entre o contexto digital, os textos contemporâneos e a produção literária, neste caso, a literatura infantil. Com base nessa análise discutimos o alcance das novas mídias no redimensionamento da escrita e da leitura literárias.
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