Literatura:

contexto digital, hipercolonialismo e materialidades

Autores

  • Alamir Aquino Corrêa Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018476

Resumo

Neste artigo, discuto aspectos do mundo digital e o lugar da literatura, a perseguir a qualidade do livro enquanto objeto contemplado e sua transmediação digital, em ligeira discussão sobre a pesquisa literária, suas potencialidades e desafios. Essa circunstância do domínio do material provoca o questionamento sobre as maneiras de sua organização, tomados como partícipes os donos dos meios de produção e seus vários usuários, em uma estratégia que pode ser chamada de hipercolonialismo (vários senhores atuando sobre um mesmo território que busca ainda sua própria identidade). Em estreita observação do meio enquanto significância e significado, trato do interesse contemporâneo sobre as maneiras de produção, circulação e recepção do objeto literário, com especial preocupação sobre o papel do artista na sua construção, apontando inquietações sobre a intermedialidade. Por fim, abro a porta para a discussão da figura do autor a suplantar a importância do objeto literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AARSETH, Espen J. (1997). Cybertext: perspectives on Ergodic literature. Baltimore: The Johns Hopkins University Press.

ALBERSMEIER, Franz-Josef (1992). Theater, Film und Literatur in Frankreich: Medienwechsel und Intermedialität. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.

AZCÁRATE, Asunción López-Varela; ZEPETENEK, Steven Totosy. (2008). Towards intermediality in contemporary cultural practices and education. Cultura, Lenguaje y Representación/Culture, Language and Representation, n. 6, p. 65-82. Special issue: La intermedialidad/Intermediality. Disponível em: <http://goo.gl/WHxcTz>.

BENJAMIN, Walter (2006). The work of art in the age of mechanical reproduction. DURHAM, Meenakshi Gigi; KELLNER, Douglas M. (Ed.). Media and cultural studies: keyworks. Malden: Blackwell.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard (1999). Remediation: understanding new media. Cambridge: The MIT Press.

BOOTZ, Philippe; BALDWIN, Sandy (Ed.) (2010). Regards croisés: perspectives on digital literature. Morgantown: West Virginia University Press.

BORNSTEIN, George; WILLIAMS, Ralph G. (Ed.) (1993). Palimpsest: editorial theory in the humanities. Ann Arbor: University of Michigan Press.

CLÜVER, Claus. (2006). Inter textus / Inter artes / Inter media. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, n. 14, p. 11-41. Disponível em: <http://goo.gl/OJYLNz>. Acesso em: 26 nov. 2014.

DERRIDA, Jacques (1991). L’autre cap suivi de La démocratie ajournée. Paris: Éditions de Minuit.

DRUCKER, Johanna (2009). SpecLab: digital aesthetics and projects in speculative computing. Chicago: Chicago University Press.

ESKELINEN, Markku (2012). Cybertext Poetics: the critical landscape of new media literary theory. London: Continuum.

FELINTO, Erick (2013). Meio, mediação, agência: a descoberta dos objetos em Walter Benjamin e Bruno Latour. E-compós, v. 16, jan./abr. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/846/646>. Acesso em: 26 nov. 2014.

GARCÃA CANCLINI, Néstor (1989). Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo.

GARCÃA CANCLINI, Néstor (2004). Diferentes, desiguales y desconectados. Barcelona: Gedisa.

GRÉSILLON, Almuth (1994). Eléments de critique génétique: Lire les manuscrits modernes. Paris: Presses universitaires de France.

KIRSCHENBAUM, Matthew G. (2010). What Is Digital humanities and What”Ÿs It Doing in English Departments? ADE Bulletin, n. 150. Disponível em: <http://mkirschenbaum.files.wordpress.com/2011/01/kirschenbaum_ade150.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2014.

KRÄMER, Sybille (2008). Medium, Bote, Übertragung: kleine Metaphysik der Medialität. Frankfurt: Suhrkamp.

KRISTEVA, Julia (1969). Séméiôtiké: recherches pour une sémanalyse. Paris: Edition du Seuil.

LATOUR, Bruno (1999). Jamais fomos modernos. São Paulo: 34.

LANDOW, George P. (1997). Twenty minutes into the future, or how are we moving beyond the book? In: NUNBERG, Geoffrey (Ed.). The future of the book. Berkeley: University of California Press. p. 209-237. Disponível em: <http://goo.gl/T9p1Wv>. Acesso em: 26 nov. 2014.

LAVSA, Stacey M. et al. (2011) Reliability of Wikipedia as a medication information source for pharmacy students. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 3, n. 2, p. 154-158, April.

MARINELLI, Maurizio (2009). Making concessions in Tianjin: heterotopia and Italian colonialism in mainland China. Urban History, v. 36, n. 3, p. 399-425. Disponível em: <https://goo.gl/bWbE50>. Acesso em: 26 nov. 2014.

MEMMOTT, Talon (2011). Digital rhetoric and poetics: signifying strategies in electronic literature. Malmö: Malmö University. Disponível em: <http://goo.gl/qAbHPk>. Acesso em: 26 nov. 2014.

MODERN LANGUAGE ASSOCIATION (2009). MLA handbook for writers of research papers. 7. ed. New York: MLA.

MENDES, João Maria (2011). Introdução à s intermedialidades. Amadora: Escola Superior de Teatro e Cinema.

OKOLI, C. (2009). A brief review of studies of Wikipedia in peer-reviewed journals. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITAL SOCIETY ”“ ICDS, 3., 2009. Proceedings… p. 155-160. Disponível em: <http://goo.gl/FAjlVs>. Acesso em: 26 nov. 2014.

RAJEWSKY, Irina O. (2005). Intermediality, intertextuality, and remediation: a literary perspective on intermediality. Intermédialités, n. 6, p. 43-64, Automne. Disponível em <http://goo.gl/unPVLB>. Acesso em: 26 nov. 2014.

SALDANHA, Gustavo (2008). A leitura informacional na teia da intermedialidade: um estudo sobre a informação no texto pós-moderno. Perspectivas em Ciências da Informação, v. 13, n. 1, p. 55-66. Disponível em: <http://goo.gl/1yyKk1>. Acesso em: 26 nov. 2014.

SANZ, Amelia (2013). Digital humanities or hypercolonial studies. RICT ”“ Responsible Innovation. Disponível em: <http://goo.gl/3kI8v6>. Acesso em: 26 nov. 2014.

SHAIL, Andrew (2010). Intermediality: disciplinary flux or formalist retrenchment? Early Popular Visual Culture, v. 8, n. 1, p. 3-15.

SHERMAN, William H. (2007). Used books marking readers in Renaissance England. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

YAT-SEN, Sun ([1921]). San-min Chu-i: the three principles of the people. Disponível em: <http://goo.gl/BGFjOh>. Acesso em 26 nov. 2014.

TRÃAS, Eugenio. (2006). Lo Bello y lo siniestro. Barcelona: Ariel, 2006.

Downloads

Publicado

01/06/2016

Como Citar

Corrêa, A. A. (2016). Literatura:: contexto digital, hipercolonialismo e materialidades. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (47), 119–140. https://doi.org/10.1590/2316-4018476