Perigosas brincadeiras:
a infância em Marcelo Mirisola e Furio Lonza
DOI:
https://doi.org/10.1590/2316-4018463Resumo
Pequena novela publicada em 2012, Teco, o garoto que não fazia aniversário já antecipa a expectativa de uma obra bufônica e irreverente, dadas as posturas pouco ortodoxas que seus autores ”“ Marcelo Mirisola e Furio Lonza ”“ frequentemente assumem, tanto na cena literária quanto no estilo. Mimetizando a estrutura e a escrita dos livros infantis, os autores subvertem o gênero ao apontar para uma revisão extrema do imaginário e da iconografia acerca da infância. Representações tradicionais da criança ”“ herdadas do imaginário romântico e burguês de fins do século XVIII e início do XIX e que chegam de certa forma até nossos dias ”“ são completamente reviradas pelo nonsense farsesco, pela crítica social e pela violência das grandes cidades. Em meio à divertida inversão de valores (que não poupa alfinetadas à s contradições da sociedade e à s personalidades do meio intelectual e artístico), Mirisola e Lonza acenam com a possibilidade de questionarmos e repensarmos nossa concepção do que é o infantil, para além da inocência, dos brinquedos coloridos e dos ideais de educação e subjetivação.
Downloads
Referências
ARIÉS, Phillipe (1962). Centuries of childhood: a social history of family life. Tradução de Robert Baldick. New York: Vintage Books.
BENTLEY, Eric (1967). A experiência viva do teatro. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar.
DIAS, Ângela Maria (2013). Figurações da infância monstruosa: a literatura excessiva de Marcelo Mirisola. Fórum de literatura brasileira contemporânea, Rio de Janeiro, n. 11, p. 91-111.
KUHN, Reinhard (1982). Corruption in paradise: the child in western literature. Hanover: Brown University.
MANN, Sally (1992). Immediate family. New York: Aperture Foundation.
HIGONET, Anne (1998). Pictures of innocence: the history and crisis of ideal childhood. New York: Thames and Hudson.
LONZA, Furio; MIRISOLA, Marcelo (2012). Teco, o garoto que não fazia aniversário. São Paulo: Barcarolla.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons de Atribuição-Não Comercial 4.0, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.