Um sentido para o fim:

espaços migratórios e melancolia em Hanói, de Adriana Lisboa

Autores

  • Júlia Braga Neves King’s College London

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018458

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a maneira pela qual Adriana Lisboa representa o deslocamento migratório e o espaço urbano em Hanói (2013). A partir de discussões sobre a literatura como espaço de representação, argumenta-se que os espaços migratórios no romance de Lisboa são construídos em relação às reflexões e memórias dos protagonistas Alex e David. Nessa representação, percebe-se uma ênfase nas emoções, nos sentimentos e nos pensamentos das personagens como forma de refletir a situação do migrante numa metrópole nos Estados Unidos. Trata-se, portanto, do desdobramento das histórias de dois indivíduos para falar da história coletiva de sujeitos migrantes. No entanto, questionam-se as limitações éticas implicadas nessa representação da questão migratória, tendo em vista que a ênfase na melancolia e no isolamento como principais reações afetivas do processo migratório aparecem como empecilho para reflexões mais críticas sobre as consequências políticas e socioeconômicas da migração na sociedade contemporânea. 

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Publicado

03/28/2015

Como Citar

Braga Neves, J. (2015). Um sentido para o fim:: espaços migratórios e melancolia em Hanói, de Adriana Lisboa. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (45), 139–157. https://doi.org/10.1590/2316-4018458