Reprodução Em Massa E Reprodução Das Massas: Leni Riefenstahl E A Estetização Da Política

Autores

  • Franceila de Souza Rodrigues Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Aura. Estetização da Política. Reprodutibilidade Técnica.

Resumo

No ensaio sobre a “Obra de Arte”, Walter Benjamin afirma que, em razão da exibição imediata do político, que pode ser visto e ouvido por um número ilimitado de pessoas, a invenção das modernas técnicas de reprodução como o rádio e o cinema provocaram transformações na política. Diante disso, ele considera que a crise pela qual passa a democracia pode ser compreendida como uma crise nas condições de exposição. É seguindo esse percurso que este artigo busca acompanhar o trabalho de Leni Riefenstahl que, por meio de experimentações com o aparato de registro, escreve com a câmera a expressão dos desejos da massa. Tentaremos refletir como a apropriação da técnica cinematográfica pelo fascismo combina tecnologia avançada com uma estética que representa a massa sem questionar as relações de produção e propriedade, cujo anseio dessa massa é abolir.

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Biografia do Autor

Franceila de Souza Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo

Mestra em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo. 

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Publicado

2018-06-06

Como Citar

Rodrigues, F. de S. (2018). Reprodução Em Massa E Reprodução Das Massas: Leni Riefenstahl E A Estetização Da Política. Espectro Da Crítica, 1(1). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/espectrodacritica/article/view/8739