Reprodução Em Massa E Reprodução Das Massas: Leni Riefenstahl E A Estetização Da Política
Palavras-chave:
Aura. Estetização da Política. Reprodutibilidade Técnica.Resumo
No ensaio sobre a “Obra de Arte”, Walter Benjamin afirma que, em razão da exibição imediata do político, que pode ser visto e ouvido por um número ilimitado de pessoas, a invenção das modernas técnicas de reprodução como o rádio e o cinema provocaram transformações na política. Diante disso, ele considera que a crise pela qual passa a democracia pode ser compreendida como uma crise nas condições de exposição. É seguindo esse percurso que este artigo busca acompanhar o trabalho de Leni Riefenstahl que, por meio de experimentações com o aparato de registro, escreve com a câmera a expressão dos desejos da massa. Tentaremos refletir como a apropriação da técnica cinematográfica pelo fascismo combina tecnologia avançada com uma estética que representa a massa sem questionar as relações de produção e propriedade, cujo anseio dessa massa é abolir.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos as publicações da Revista Espectro da Crítica serão distribuídas em acesso aberto.