Interaction and second language acquisition: an ecological perspective

Autores

Palavras-chave:

Interação, aquisição de segunda língua, ecologia;

Resumo

Este artigo discute a interação com o suporte da linguística aplicada, da ecologia e da linguística ecossistêmica. Define interação e apresenta os tipos básicos de interação à luz de diferentes perspectivas da aquisição de seguda língua, apresenta uma perspectiva ecológica e, em seguida, compara a interação na sala de aula com cinco tipos de interação entre as espécies em um bioma. Propõe um sexto tipo, a interação mediada, ao argumentar que o homem é a única espécie capaz de desenvolver tecnologias para melhorar sua interação dentro e fora de seu próprio bioma. Conclui que os biomas dos alunos devem ser ampliados pela interação em outros ambientes com a mediação da tecnologia

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Biografia do Autor

Vera Lucia Menezes Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da Faculdade de Letras da UFMG e  pesquisadora do CNPq nível 1 C e apoiada pelo edital PPM da Fapemig. É mestre em Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Letras, área de Linguística e Filologia, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na Graduação e na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Coordena o Grupo de Pesquisa intitulado “Linguagem e Tecnologia”, registrado no CNPq, e é uma das pioneiras no ensino e pesquisa em educação a distância na área de Letras. Atualmente, coordena o Curso de Especialização em Linguagem Tecnologia e Ensino. É autora de livros e de inúmeros artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior. É coautora das coleções de livros didáticos Alive!, para as séries finais do ensino fundamental, e Alive High, para o ensino médio, ambas aprovadas pelo PBLD.

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Publicado

2018-02-12

Como Citar

Paiva, V. L. M. (2018). Interaction and second language acquisition: an ecological perspective. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 4(1), 44–58. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/9916

Edição

Seção

Artigos