Impactos socioambientais de parques eólicos no Nordeste do Brasil: Um estudo de textos-discursos na visão da linguística ambiental
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar os impactos socioambientais provocados pela instalação de parques eólicos no nordeste do Brasil. O estudo fundamenta-se na linguística ambiental, em interseção com a análise do discurso ecossistêmica. A metodologia leva em conta a ecometodologia e a netnografia. O corpus da pesquisa constitui-se de cinco textos-discursos produzidos por diferentes fontes e divulgados na internet. Os resultados mostram que os parques eólicos provocam impactos ambientais, mentais, econômicos e sociais. Conclui-se que há necessidade da construção de salvaguardas socioambientais como estratégia de harmonização por meio da língua (L) para estabelecer a comunhão na vida da população (P) que habita os territórios afetados (T).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


3.png)


