Reflexiones sobre la Ecolingüística y el análisis crítico del discurso

Autores

  • Isabel Gallego Gallardo Universidad de Cádiz

Palavras-chave:

Ecolinguística; Análise do Discurso Crítica; Sustentabilidade; Ensino de Línguas.

Resumo

Este artigo trata do tema ecolinguística e seus métodos. As reflexões pretendem servir de introdução à disciplina e ajudar o leitor a entender seus objetivos e sua aplicação com o auxílio de seu método, a análise crítica do discurso.

Não é sempre que uma disciplina das humanidades lida com problemas atuais da humanidade, que os seus métodos e interesse epistemológico visam preservar algo para o futuro, ou que defende um discurso fora do seu atual campo de conhecimento e tenta envolver-se fortemente nisso. Não se espera que a linguística seja capaz ou queira contribuir com alguma coisa para o bem-estar das sociedades modernas para além do ensino e da investigação, mas a linguística também se mostra fora das universidades, na verdade, fora das salas de aula. É precisamente isto que revela o propósito da ecolinguística. Ela não se limita a dar uma pequena contribuição, mas sim utilizar o potencial único da linguística para um objetivo nobre: ​​a sobrevivência dos ecossistemas. Como já apontava o linguista americano Edward Sapir em seu artigo “Língua e Ambiente”, de 1912, o conceito de ecossistema deve ser entendido em um sentido mais amplo, pois inclui tanto o ecossistema ambiental, composto por flora e fauna (ambiente físico), quanto o ecossistema da cultura, que inclui também o mundo da linguagem e o mundo do conhecimento (ambiente social). A ecolinguística não se contenta com uma enumeração descritiva dos sintomas, mas pretende dar uma contribuição clara e duradoura. Com esta orientação, a ecolinguística é verdadeiramente única nas humanidades e desempenha um papel muito importante no campo do ensino e tradução de línguas, quando neste processo adaptamos, transferimos e transmitimos ideias, visões de mundo e conceitos de uma cultura para outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-03

Como Citar

Isabel Gallego Gallardo. (2024). Reflexiones sobre la Ecolingüística y el análisis crítico del discurso. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 10(1), 27–42. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/52500

Edição

Seção

Artigos