Migração na fronteira Brasil-Venezuela: interações e uso de marcadores discursivos

Autores

  • Pierre George François Guisan UFRJ
  • Maria Ivone Alves da Silva UFRR

Resumo

A apresentação da discussão no texto perpassa pelo contato de povos em situação de fronteira, em contexto migratório, observando as interações emergidas do contato e considerando o uso dos marcadores discursivos por falantes de Português L1 e Português L2, sob a perspectiva da Ecolinguística, especificamente a Linguística Ecossistêmica, vista em Couto (2007a, 2009b, 2013, 2015, 2018). Os marcadores discursivos mais usados em português L1 também emergem nas interações dos falantes de português L2. O mais emergente entre eles está o né? que aparece em todas as interações realizadas no grupo observado. Exatamente, por isso, podemos dizer que o uso dos marcadores aponta para uma possível comunidade discursiva em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pierre George François Guisan, UFRJ

Pierre François Georges Guisan tem graduação em Letras Português Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua e Identidade, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas crioulas, língua francesa e francofonias, língua e identidade, línguas em contato e representações linguísticas. Tem várias publicações, no Brasil e no exterior, sobretudo na França.

Maria Ivone Alves da Silva, UFRR

Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021); Mestre em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Evangélica do Paraguai (2009); Especialista em Gestão Escolar (2008); Especialista em Letras pela FACINTER (2007); Graduada em Letras pela Universidade Federal de Roraima (2006). Atualmente Professora do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Roraima. Experiência no Ensino de língua, Discurso e Ecolinguística.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Guisan, P. G. F. ., & Silva, M. I. A. da . (2022). Migração na fronteira Brasil-Venezuela: interações e uso de marcadores discursivos. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 8(2), 126–142. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/44296

Edição

Seção

Artigos