O que as plantas nos ensinam? algumas considerações sobre a relação entre os seres humanos e o reino vegetal

Autores

  • Ana Cecília Estellita Lins FGV/UnB
  • Eraldo M. Costa Neto Departamento de Ciências Biológicas, UEFS

Resumo

O presente artigo reflete sobre alguns aspectos da Neurobiologia Vegetal, campo de estudos que vem revelando que as plantas aprendem, recordam e decidem, sem possuírem cérebros. Apresentamos conceitos, definições e pensamentos filosóficos não propriamente com o intuito de tecer uma trama com suas construções ontológicas, de forma que não consideramos seus percursos históricos, interrelações e contrastes, mas apenas para exemplificar o comportamento humano e contrapô-lo ao do reino das plantas. Com isso, ao estudar de forma mais aprofundada o reino das plantas e captar aspectos que por ora só podem ser explicados metafisicamente, nos apropriamos de aspectos próprios de nossa espécie até o momento também desconsiderados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eraldo M. Costa Neto, Departamento de Ciências Biológicas, UEFS

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal de Alagoas (1994), mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (1998) e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde desde 1995 atua na disciplina Etnobiologia. Foi diretor da UEFS Editora no período de 2010 a 2020. Autor de mais de 100 artigos e de mais de 10 livros. Tem experiência nos seguintes temas: etnozoologia, etnoentomologia, conhecimentos tradicionais, uso de insetos, zooterapia, herança biocultural, ecologia espiritual e práticas bioxamânicas.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Lins, A. C. E. ., & Neto, E. M. C. (2022). O que as plantas nos ensinam? algumas considerações sobre a relação entre os seres humanos e o reino vegetal. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 8(2), 100–125. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/44295

Edição

Seção

Artigos