O arquétipo do trickster

Autores

  • Rafaeli Francini Lunkes Carvalho UFPR/Unicentro

Palavras-chave:

Imaginário. Trickster. Rádio.

Resumo

Em uma sociedade do consumo na qual a imagem é fundamental para o mercado, pensar o rádio como mídia que opera mais o imaginário que a visualidade alça este veículo ao campo das complexidades estratégicas elaboradas para mantê-lo atraente para a audiência. No Paraná, a rede de emissoras radiofônicas Rádio T aposta no humor regional como o programa Bolicho da T, comandado pelo apresentador-personagem Juca Bala.  A pesquisa contará com o auxilio do aporte teórico da Semiótica da Cultura. Concluímos que o personagem Juca Bala é uma reatualização do arquétipo do trickster que opera, por meio do rádio, sentidos ancestrais do imaginário cultural o que explica, em parte, seu sucesso no Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaeli Francini Lunkes Carvalho , UFPR/Unicentro

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Campo Real (2005), especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário de Maringá(2009), mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro (2014), doutoranda em Comunicação pela UFPR (2021). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no departamento de Comunicação Social(DECS).

Referências


Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Carvalho , R. F. L. . (2021). O arquétipo do trickster. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 7(3), 187–197. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41403

Edição

Seção

Artigos