A construção de moods de consumo associados às cores sob a perspectiva do imaginário e dos arquétipos de Jung

Autores

  • Letícia Salem Herrmann Lima UFPR/ Laboratório Sinapsense
  • Amanda Prestes Serpe UFPR
  • Carla Abdo Brohem USP
  • Lilian Longuini de Souza Wterkemper UFSC/ ESPM

Palavras-chave:

Moods publicitários. Arquetipolologia. Imaginário do consumo.

Resumo

Desenvolver estratégias publicitárias atrativas e com influência de consumo é um desafio na contemporaneidade, considerando as inúmeras opções de produtos oferecidos aos indivíduos. Diferentes alternativas de comunicação podem ser encorajadoras na tomada de decisão do consumidor. Os produtos são constituídos de forma a extrapolarem o universo dos bens, participando ativamente na construção de um imaginário de consumo. A presente pesquisa investiga a construção de moods, sentimentos atribuídos a situações diversas, projetados aos produtos a fim de se alcançar uma visão holística do consumidor. Para isso, utiliza-se como escopo os arquétipos na publicidade, sob a perspectiva de Jung, visando solidez estratégica na comunicação dos produtos e suas possíveis interpretações simbólicas. A metodologia baseou-se inicialmente em um questionário online quantitativo e, posteriormente, pretende-se aplicar uma metodologia de neurociência para validação e captação da resposta inconsciente, através do teste de associação implícita e eletrocefalografia. Como categorias associativas foram elencados os moods e imagens constituídas por meio de características e percepções de cada arquétipo, e será feito um cruzamento da percepção do participante sobre as respectivas características e suas correlações com cores, considerando a psicologia das cores de Farina. Como resultado pretende-se chegar aos moods arquetípicos com cores associadas para aplicação em campanhas publicitárias e desenvolvimento de produtos cosméticos.

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Biografia do Autor

Letícia Salem Herrmann Lima, UFPR/ Laboratório Sinapsense

Doutora e pós-doutora em comunicação com pesquisas na área de consumo. Professora do curso de Comunicação Institucional na UFPR e Coordenadora do Laboratório Sinapsense – Laboratório de Inovação em Neurociência do Consumo. Contato: leticia.herrmann@ufpr.br.

Amanda Prestes Serpe , UFPR

Graduada em Química Bacharelado e Licenciatura (UFPR). Pesquisadora no Grupo Boticário na área de Ciências do Consumidor. Contato: amanda.serpe@grupoboticario.com.br.

Carla Abdo Brohem , USP

Graduada em Biologia (USP), Mestre em Administração de Empresas (MBA) com foco em Gestão Estratégica, Doutorado em Biologia Celular e Molecular (USP). Gerente Sênior de Performance de Produto no Grupo Boticário.  Contato: carla@grupoboticario.com.br.

Lilian Longuini de Souza Wterkemper, UFSC/ ESPM

Graduada em Engenharia de Alimentos (UFSC), pós graduada em Ciências do Consumo Aplicadas (ESPM). Especialista em análise sensorial e consumer insights no Grupo Boticário. Contato: lilian.waterkemper@grupoboticario.com.br.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Lima, L. S. H. ., Serpe , A. P. ., Brohem , C. A., & Wterkemper, L. L. de S. . (2021). A construção de moods de consumo associados às cores sob a perspectiva do imaginário e dos arquétipos de Jung. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 7(3), 136–151. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/41399

Edição

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Artigos