Newspeak as Coronaspeak 2020
Palavras-chave:
Coronalíngua; novilíngua metafórica; teorias da conspiração; covidiotas de home-office.Resumo
Em 2020 um virus chamado corona criou uma situação que não se via desde a Segunda Guerra Mundial. Todo mundo estava em perigo (agora de ser infectado); as pessoas tinham que ficar em casa a fim de evitar ser atingidas pelos bombardeios (agora por um vírus). Essa situação deu lugar ao surgimento de diversas palavras novas e ao uso de frases que descrevem o perigo e as medidas tomadas contra ele de modo direto e à s vezes de forma metafórica. Os jornais se valeram da situação considerando a linguagem usada, mas também descrevendo os fenômenos linguísticos originados na situação. Em um jornal austríaco (Kleine Zeitung ‘pequeno jornal’), o jornalista George Renne chamou a linguagem usada pelo governo de “novilíngua” (newspeak), ecoando o romance 1984 de George Orwell. No presente artigo, as criações verbais mais interessantes serão discutidas, além dos vários modos pelos quais uma situação inesperada (em todo o mundo) tem afetado o uso da língua.
Downloads
Referências
YOUNG, John Wesley. Totalitarian Language. Orwell’s Newspeak and its Nazi and Communist Anticidents. Charlottesville: University Press of Virginia, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).