Go for the Gaiacene! Knowledge, Culture and Corona
Palavras-chave:
Antropoceno; racionalidade; ciência transformadora; necessidades do futuro; Ecolinguística; incerteza.Resumo
Os autores de um livro sobre os erros do antropoceno ”“ um conhecido ecolinguista alemão ”“ vê paralelos entre o mal causado pelo novo vírus covid-19 e o mal levado à terra pelo antropoceno. É preciso entender que a ciência não traz certeza, mas organiza a incerteza de acordo com argumentos racionais, sendo que a racionalidade depende da cultura e, ao mesmo tempo, é universal. A visão da ecolinguística sobre a língua está entre as primeiras nesse sentido, uma vez que inclui os meios ambientes das línguas em seu objeto de estudo, ampliando o horizonte no sentido de aprender com diferentes culturas. Uma das estupidezes da nossa época é negligenciar a cognição em prol da comunicação, simplificando o processo com a moda do só-o-inglês. Isso é uma exemplo da superficialidade do antropoceno e suas consequências. Por isso, é preciso substutuí-lo por um gaiaceno o mais rápido possível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).