Laudato si’ - A ética ecológica e o pensamento sistêmico do Papa Francisco
Resumo
O objetivo deste artigo é comentar algumas passagens da encíclica Lautato sì, do Papa Francisco. Ela trata não só questões relativas à ética para com a vida de todos os seres e a terra, mas revela também que o papa tem familiaridade com muitos conceitos e ideias da ciência contemporânea. Uma concepção unificadora, que integra as dimensões biológica, cognitiva, social e ecológica da vida. Uma visão sistêmica, que passa da visão do mundo como uma máquina para a de uma imensa rede. Segunda essa visão, a religiosidade não pode ser vista como desligada da vida terrena.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ecolinguística: Revista brasileira de ecologia e linguagem (ECO-REBEL)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).