Perspectiva ecológico-discursiva de uma ética responsável da humanidade para com seu ecossistema

Autores

  • Samuel de Sousa Silva Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Ética do cuidado. Desconstrução. Responsabilidade. Cultivar.

Resumo

Nesse artigo, partimos do novo paradigma filosófico-científico no qual o pesquisador não deve mais se ater a um objeto, mas a uma rede de relações (Couto 2007), e demonstramos que a atual crise ecológica do planeta terra é uma crise relacional. Propomos uma ética ecológica, um novo paradigma de princípios reguladores dessas inter-relações entre os vários integrantes desse ecossistema que promovam efeitos de restauração nos estados saudáveis do planeta terra. Propomos uma perspectiva desconstrucionista de Derrida, do conceito bíblico de domínio em Genesis 2, que deu origem ao conceito ocidental de propriedade. O “cultivar” e o “guardar” são ações complementares do “domínio”. O próprio fato de sermos essa espécie dominante obriga-nos a promover essa ética do cuidado pelo cultivar e guardar. Propomos, a partir de uma releitura dos textos fundantes da sociedade ocidental, uma ética do cuidado, vivenciada de forma prática por ações de “guardar” e “cultivar”, como princípio regulador de todas as relações humanas com os ecossistemas nos quais a humanidade se insere, sendo o maior deles, o nosso planeta terra. Essa ética do cuidado deve ser vivida em sua totalidade devido a nossos avanços tecnológicos, que colocaram como a espécie capacitada e com os meios disponíveis para exercer esse cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Sousa Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutorado em linguística pela universidade federal de goias - UFG (2014 - 2018). Mestre em linguística pela UFG (2012 - 2014). Graduação em linguística pela UFG (2008 - 2011). graduação em teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (2002 - 2005) Curso livre. Realiza pesquisas na área de Linguagem e Sociedade com ênfase em Ecolinguística, Antropologia do Imaginário, Semiótica Greimasiana e Análise do Discurso. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ecolinguística e Imaginário (NELIM), cadastrado no CNPQ. Foi professor das disciplinas de leitura e produção textual, português nivelamento na Universidade estadual do Mato Grosso (UNEMAT), unidade Nova Xavantina, no primeiro semestre de 2018. E é professor substituto na Universidade federal de Goiás (UFG) em Goiânia, ministrando disciplinas de leitura e produção textual, introdução a linguística e teoria da enunciação.

Referências

ARAÚJO, G P. Saber cuidar (Ética do humano, compaixão pela Terra): Apontamentos sobre ética e moral numa perspectiva ecolinguística. In: Caderno de Resumos do III Encontro Brasileiro de Imaginário e Ecolinguística, Universidade Estadual de Feira de Santana, ISSN: 2447-52892017, 2017.
BIBLIA SAGRADA. Edição revista e Atualizada. Tradução: João Ferreira de Almeida.
Sociedade Bíblica do Brasil.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar. Ética do humano ”“ compaixão pela terra. Petrópolis: Editora Vozes. 1999.
COUTO, Hildo Honório do. Ecolinguística. Estudo das relações entre língua e meio
ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.
DAMÁSIO, António R. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Harris, R. Laird (org). Dicionário internacional de teologia do AT. São Paulo: Vida Nova, 1998.
KIDNER, D. Genesis: introdução e comentário. São Paulo: Editora Vida Nova, 2001.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos. Petrópolis: Vozes, 2001.
MENEZES, R D B. A desconstrução em jacques derrida: O que é e o que não é pela estratégia. Universitas Philosophica 60, año 30, enero-junio, Bogotá, 2013, p 177 ”“ 204.
SILVA, S. S; COUTO, Elza K N N do. Uma eco-filosofia-linguística: A relação povo, língua, território na formação do conceito de propriedade. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 14, n. 1, 2013.
WALTKE, Bruce K. Genesis: Comentário. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2003.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

de Sousa Silva, S. (2019). Perspectiva ecológico-discursiva de uma ética responsável da humanidade para com seu ecossistema. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 5(2), 75–89. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/27663

Edição

Seção

Artigos