A nova linguística do sistema
por uma linguística ecossistêmica
Palavras-chave:
Ecolinguística; linguística ecossistêmica; metodologia.Resumo
Um novo modo de ver o mundo está emergindo nas ciências humanas, uma visão orientada para a situacionalidade do comportamento humano e que pode ser conceptualizada mediante a metáfora do ecossistema. De acordo com essa visão, o comportamento pode ser encarado como interação entre organismo e meio ambiente. Partindo de uma visão geral como essa, estão surgindo consequências de longo alcance para a situacionalidade e adaptatividade linguísticas. Além disso, a orientação ecossistêmica da linguística provê uma nova metodologia para a investigação de processos linguísticos bem como novas perspectivas para a aplicação da linguística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).