Cientistas dialogam com a escola básica: ações e reflexões para a divulgação científica

Autores

  • Graciella Watanabe Universidade de S˜ao Paulo
  • Marcelo Gameiro Munhoz Universidade de S˜ao Paulo
  • Maria Regina Kawamura Universidade de S˜ao Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/e-bfis.v5i3.9800

Palavras-chave:

Ensino de F´Ä±sica.

Resumo

O presente trabalho traz uma an´alise das a¸c˜oes promovidas pelos cientistas para apresentar `a sociedade os desenvolvimentos cient´Ä±ficos contemporˆaneos. Uma iniciativa que merece destaque ´e a participa¸c˜ao de pesquisadores em ensino de f´Ä±sica em eventos tipo Masterclass, possibilitando a inser¸c˜ao de quest˜oes culturais e sociais nos materiais de divulga¸c˜ao cient´Ä±fica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D. Jacobi e B. Schiele, Vulgariser la science: le proc`es de l’ignorance (Champ Vallon, Seyssel, 1988).

P. Bourdieu e A. Darbel, O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu p´ublico (Editora USP, S˜ao Paulo, 1969)

B. Geay, Education et culture. La nouvelle infrastructure? (Ellipses, Paris, 2012).

L. Massarani e I. C. Moreira, Revista Alexandria 1, 1 (2008).

J. K. Gilbert, Revista Alexandria 1, 1 (2008).

M. Lobo e I. Martins, Revista Alexandria 6, 3 (2013.

J. A. Silva e M. R. Kawamura, Caderno Catarinense de Ensino de F´Ä±sica 18, 3 (2001).

M. J. P. M. Almeida e A. E. Rincon, Caderno Catarinense de Ensino de F´Ä±sica 10, 1 (1993).

H. C. Silva, Ciˆencia & Ensino 1, 1 (2006).

S. Albagli, Ciˆencia da Informa¸c˜ao 25, 3 (1996).

W. C. Bueno, Informa¸c˜ao & Informa¸c˜ao 15, especial (2010).

M. B. Oliveira, Atas de Ciencia, Comunicati´on y Sociedade, Costa Rica (2003).

T. W. Burns, D. J. O’Connor e S. M. Stocklmayer, Public Understanding of Science 12, 2, 2003.

U. Bilow e M. Kobel, EPJ Web of Conferences 71 (2014).

G. Watanabe, Construindo subs´Ä±dios para a promo¸c˜ao da educa¸c˜ao cient´Ä±fica em visitas a laborat´orios de pesquisa. Disserta¸c˜ao de Mestrado, Universidade de S˜ao Paulo, 2012.

G. Watanabe, I. Gurgel e M. G. Munhoz, Revista Brasileira de Ensino de F´Ä±sica 36, 1, 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Watanabe, G., Munhoz, M. G., & Kawamura, M. R. (2016). Cientistas dialogam com a escola básica: ações e reflexões para a divulgação científica. E-Boletim Da Física, 5(3), 1–6. https://doi.org/10.26512/e-bfis.v5i3.9800

Edição

Seção

Divulgação científica e Ensino de Física