Campos de Calibre e o Modelo Padrão de Partículas Elementares: uma revisão pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/ebfis.v10i1.38392

Resumo

O campo de calibre $SU(3)$ do Modelo Padrão (MP) tem sido motivação para uma variedade de estudos. O presente artigo abordará alguns aspectos teóricos da simetria $SU(3)$ no cenário do MP. Serão apresentados o campo de calibre $U(1)$, assim como o campo interação forte. A exibição destes campos serão realizados com o máximo de detalhes possíveis, tratando das respectivas lagrangianas referente a cada um destes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Rodrigues Luz, Universidade de Brasília

Mestrado em Física Teórica pela Universidade de Brasília - UnB (2020). Especialização em Ensino de Física pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2019). Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2015). Atualmente trabalha em Física de Partículas e Campos, Teoria Quântica de Campos Confinados a Temperatura Finita e Mecânica Quântica Simplética.

Gabriella Ambrósio

Mestranda em Física Teórica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - campus Juiz de Fora (2020). Licenciada em Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - campus Paulo VI (2019). Foi bolsista de iniciação científica PIBIC/FAPEMA no período de (2016-2017) e (2017-2018) em (2018-2019) foi bolsista de extensão PIBEX/UEMA.

Roemir Peres Machado Moreira

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Maranhão (2009), mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias com violação da simetria de Lorentz, modelo padrão estendido com violação de Lorentz, sistemas de baixa dimensão (sistemas planares), eletrodinâmica planar e aspectos topológicos.

Rendisley Aristóteles dos Santos Paiva

Possui Doutorado em Física teórica pela Universidade de Brasília - UnB (2019). Mestrado profissional em Ensino de Física pela Universidade de Brasília - UnB (2015). Graduação em Licenciatura Plena - Habilitação em Física e Ciências pela Universidade Católica de Brasília - UCB (1998). Especialização em Física pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2006). Atua em Física de Partículas e Campos, principalmente nos seguintes temas: Estudo da Função de Wigner em Sistemas Clássicos e Quânticos através da Teoria de Representação Galileana. Sendo que a interpretação quântica desses sistemas se dá pelo cálculo do Parâmetro de Negatividade.

Gustavo Xavier Antunes Petronilo

Graduado em Física pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (2017) com intercâmbio em Dillard University (2013) e Buffalo State College (2014), financiado pela CAPES pelo Ciência sem fronteiras, e mestrado em Física pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente é doutorando pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Covariância Galileana, Teoria de Campos Simplética, Função de Wigner.

Downloads

Publicado

2021-11-07

Como Citar

Rodrigues Luz, R., Vieira Ambrósio, G., Nascimento da Costa, C., Peres Machado Moreira, R., Aristóteles dos Santos Paiva, R., & Xavier Antunes Petronilo, G. (2021). Campos de Calibre e o Modelo Padrão de Partículas Elementares: uma revisão pedagógica. E-Boletim Da Física, 10(1). https://doi.org/10.26512/ebfis.v10i1.38392

Edição

Seção

Revisões e Ensaios em Física

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)