Charles Macready’s King John: Victorian Theatre and Double-voiced Medievalism

Autores

  • Fernanda Korovsky Moura Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i1.9043

Palavras-chave:

Charles Macready; William Shakespeare; Victorian theatre; Double-voiced medievalism.

Resumo

Durante o século XIX, houve um renascimento de interesse na Idade Média, considerada o nascimento da cultura e da identidade inglesas em oposição a Antiguidade Clássica. Esse movimento foi chamado de Medieval Revival. Ele foi expresso em várias áreas do conhecimento e manifestações artísticas, incluindo o teatro. A reconstrução de King John, de Shakespeare, por Charles Macready no Theatre Royal Drury Lane, em Londres, em 1842 está inserida neste contexto. A produção de Macready reúne duas perspectivas sobre a Idade Média em cena: a visão renascentista mais negativa junto com a perspectiva idealizada da Era Vitoriana, caracterizando um fenômeno que chamo de double-voiced medievalism, com base no conceito de double-voiced historicism Richard Schoch.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Korovsky Moura, Universidade Federal de Santa Catarina

MA in English Language and Literature at UFSC. She has begun a Research Master in Literary Studies at Leiden University at the Netherlands. Her research is concentrated mainly on Shakespearean Studies, Victorian Theatre and representations of the Middle Ages on stage. 

Referências

ARON, R. Introduction to the Philosophy of History: An Essay on the Limits of Historical Objectivity. Boston: Beacon Press, 1961.

CHANDLER, A. A Dream of Order: The Medieval Ideal in 19th-Century English Literature. Lincoln: University of Nebraska Press, 1970.

HUTCHEON, L. The Politics of Postmodernism. London: Routledge, 1989.

O’SHEA. “Impossibilities and Possibilities: the Challenges of Dramatic Performance Analysis”. Estudos Anglo-Americanos 40(2013): 6-18. Web. 21. November. 2015.

___. “From Printed Text to Performance Text: Brazilian Translations of Shakespearean Drama”. In: Homem, Rui Carvalho; Hoenselaars, Ton (Org.). Translating Shakespeare

for the Twenty-First Century. Amsterdam: Rodopi, 2004, pp; 145-162.

POSTLEWAIT, T. The Cambridge Introduction to Theatre Historiography. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

RACKING, P. Stages of History: Shakespeare’s English Chronicles. New York: Cornell University Press, 1990.

SCHOCH, R. Shakespeare’s Victorian Stage: Performing History in the Theatre of Charles Kean. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

SHAKESPEARE, William. The Complete Works of William Shakespeare. Ware: Wordsworth Editions, 1996.

SHATTUCK, C. H. William Charles Macready’s King John. Urbana: University of Illinois Press, 1962.

Downloads

Publicado

2016-10-31

Como Citar

Moura, F. K. (2016). Charles Macready’s King John: Victorian Theatre and Double-voiced Medievalism. Dramaturgias, 1(1). https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i1.9043

Edição

Seção

Dossiê