“How ill this taper burns!” e Dramaturgy of Shakespeare’s Julius Caesar at the Globe
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v1i1.9042Palavras-chave:
Shakespeare; Teatro Globe; Júlio César; Metateatro.Resumo
O Teatro Globe, construído em Londres em 1599, é o exemplo cardinal do palco Renascentista e suas convenções associadas, e este artigo aponta as várias maneiras em que o ambiente físico imediato de William Shakespeare está inscrito em sua obra. O artigo aborda os elementos estruturais e recursos teatrais do Globe no que se refere à Tragédia de Júlio César de Shakespeare. A estrutura do teatro, as expectativas da audiência e os recursos à disposição da companhia de teatro colaboraram para dar forma à drama- turgia de Shakespeare. Momentos-chave do texto da peça são empregados de modo a ilustrar a significância das condições de trabalho na escrita de Shakespeare para o novo teatro, com três cenas de Júlio César discutidas em detalhes. A economia cenográfica do palco Renascentista é considerada a partir do princípio da “neutralidade imaginativa”, do historiador do teatro J. L. Styan, e a importância da encenação tridimensional e de uma audiência colaborativa é ressaltada. O conceito de metateatro, aplicado a momentos de autoconsciência que chamam atenção para a condição de uma determinada peça como ficção, é discutido no tocante à significância local das representações no Globe, e ao uso de anacronismos em ambiente romano por parte de Shakespeare. O artigo discute tam- bém a rápida progressão do tempo e transposição de cenas que caracterizam Júlio César em termos de intensidade dramática, e sugere que estas são resultantes das condições de encenação no Teatro Globe.
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