Declamação teatral e as obras de Wagner - uma visão geral da pesquisa

Autores

  • Martin Knust

Palavras-chave:

Richard Wagner, Declamação teatral, Gestos

Resumo

Exatamente 100 anos depois do livro Streifzüge durch die musikalische Deklamation in Richard Wagner Parsifal, de Rudolf Kirsten, eu segui a hipótese de que a música de Wagner foi moldada pela declamação teatral. Essa lacuna indica que a profunda conexão entre suas obras - que inclui não apenas a música, mas também a performance no palco - foi esquecida nesse meio tempo. Em vez disso, os estudiosos de música do século XX afirmaram que a declamação musical de Wagner é “naturalista”. Mas, como ilustram as primeiras gravações feitas por volta de 1900, a voz dos atores, a declamação de textos dramáticos era, ao contrário, tudo menos natural.

Considerando o fato de que os estilos de fala e até mesmo a própria linguagem cotidiana falada mudam com o tempo, minha hipótese era verificar a extensão do impacto da declamação teatral contemporânea nas obras de Wagner. Neste ensaio, primeiro apresentarei uma visão geral da pesquisa musicológica sobre esse tópico, que se concentra em meus próprios escritos, especialmente em minha tese de doutorado. Em uma segunda parte, apresento um relatório sobre os projetos de pesquisa de desempenho que foram lançados desde sua publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Knust, M. (2023). Declamação teatral e as obras de Wagner - uma visão geral da pesquisa. Dramaturgias, (24), 143–155. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/dramaturgias/article/view/52127

Edição

Seção

Dossiê