Declamação teatral e as obras de Wagner - uma visão geral da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias24.52127Palavras-chave:
Richard Wagner, Declamação teatral, GestosResumo
Exatamente 100 anos depois do livro Streifzüge durch die musikalische Deklamation in Richard Wagner Parsifal, de Rudolf Kirsten, eu segui a hipótese de que a música de Wagner foi moldada pela declamação teatral. Essa lacuna indica que a profunda conexão entre suas obras - que inclui não apenas a música, mas também a performance no palco - foi esquecida nesse meio tempo. Em vez disso, os estudiosos de música do século XX afirmaram que a declamação musical de Wagner é “naturalista”. Mas, como ilustram as primeiras gravações feitas por volta de 1900, a voz dos atores, a declamação de textos dramáticos era, ao contrário, tudo menos natural.
Considerando o fato de que os estilos de fala e até mesmo a própria linguagem cotidiana falada mudam com o tempo, minha hipótese era verificar a extensão do impacto da declamação teatral contemporânea nas obras de Wagner. Neste ensaio, primeiro apresentarei uma visão geral da pesquisa musicológica sobre esse tópico, que se concentra em meus próprios escritos, especialmente em minha tese de doutorado. Em uma segunda parte, apresento um relatório sobre os projetos de pesquisa de desempenho que foram lançados desde sua publicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Martin Knust
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.