Os ensaios e a produção musical-dramática de Richard Wagner como fonte de inspiração para Thomas Mann.
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias24.52123Palavras-chave:
Richard Wagner, Tomas MannResumo
O tema de pesquisa desse artigo concentra-se apenas na questão da influên- cia de Wagner sobre Mann. Thomas Mann é considerado o escritor mais obce- cado por música. O objetivo do artigo é comprovar a razão do foco do escritor na música de Wagner, que determinou a enorme capacidade da visão de mun- do de Mann e sua dramaturgia de múltiplas camadas.
O tema da pesquisa é o estudo da influência do pensamento musical de Wagner na literatura de Mann, para o qual são usados métodos de pesquisa empíricos, comparativos e interdisciplinares. Do ponto de vista metodológico, os trabalhos de S. Bolduc, R. Pratt, D. Nagy e U. Jung são importantes.
O artigo discute o seguinte: o novo modelo de gênero de Mann - a anti-no- vela - inspirado no drama musical de Wagner; a influência de elementos esti- lísticos e formativos da música de Wagner na literatura de Mann; a influência da tendência de Wagner de fundir psicologia e mitos na obra de Mann; a pre- dominância de processos espirituais internos nos dramas de Wagner, como inspiração para o desenvolvimento da técnica do diálogo interno e da inter- nalização da narrativa nos romances do escritor; a influência do sistema de leitmotiv de Wagner na técnica de conexões associativas do escritor.
Como não apenas as características individuais, mas todo o sistema de pen- samento artístico da música de Wagner tornou-se uma fonte de inspiração para Mann, a relevância do artigo está condicionada ao estudo complexo da influência de Wagner sobre Mann.
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