Dossiê entre mídias: O mestre Dario Fo: três dias na Academia Paolo Grassi Marisa Pizza. Trad. Anna Palma
DOI:
https://doi.org/10.26512/dramaturgias22.48350Palavras-chave:
Dario Fo, Franca Rame, Linguagem teatral, Gestualidade, Público.Resumo
Neste texto de Marisa Pizza, originalmente um capítulo de um seu livro sobre os dois autores-atores italianos, Dario Fo e Franca Rame, são apresentadas e comentadas as aulas-teatro que Dario Fo realizou na Academia Paolo Grassi (Civica Scuola di Teatro Paolo Grassi, Milão), em junho de 1996. Fo e Rame, ao longo de suas carreiras, desenvolveram uma forma de teatro caracterizada por um processo que se modifica a partir das reações do público. Ainda hoje, Fo é um ponto de referência essencial para atores e companhias teatrais que trabalham nesse sentido, especialmente para as que buscam uma dimensão satírica do espetáculo teatral. Fo, nessas suas aulas-teatro, além do discurso sobre a centralidade do público durante a encenação, transmite suas experiências e conhecimentos em relação à experimentação linguística e gestualidade, todos elementos que caracterizam fortemente os seus monólogos, desvelando, paralelamente, as dimensões poéticas da “máquina teatral” Fo Rame.1
Downloads
Referências
Fo, d. In allegri l. (a cura di) dario fo, dialogo provocatorio sul comico, il tragico, la follia e la ragione. Bari: laterza, 1990.
Fo, d. Commento in r. Marinelli i paladini di san carneale: gli zanni nelle danze armate e nei giochi carnevaleschi del reatino, tra ottocento e novecento. Rieti, secit, 1986.
Fo, d. Manuale minimo dellattore. Torino: einaudi, 1987.
Pizza, m. Al lavoro con dario fo e franca rame. Roma: bulzoni editore, 2006.
Valentini, c. La storia di dario fo. Milano: feltrinelli, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.